Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

25042014-DSC 4453.redimensionadoPortugal - Diário Liberdade - [Reportagem gráfica de Luís Nunes] Os Capitães de Abril avançaram em Lisboa com uma iniciativa alternativa de comemoração dos 40 anos da revolução, à mesma hora que a sessão parlamentar.


Os capitães de Abril trocaram São Bento pelo Largo do Carmo, junto ao quartel sitiado em 1974 por Salgueiro Maia. Aí Vasco Lourenço fez o discurso que queria proferir na Assembleia da República, na sessão solene comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril. O motivo foi a recusa do parlamento, que levou os capitães a desafiarem "toda a população" a deslocar-se ao Carmo, para o que foi também uma merecida evocação à já histórica figura de Salgueiro Maia.

A resposta popular foi clara: o Largo do Carmo, em pleno centro de Lisboa, encheu-se 40 anos depois do 25 de abril de 1974, com pessoas novas e velhas, de diferentes tendências do que tinha sido a oposição à ditadura e dos movimentos sociais atuais. Como previsto, Vasco Lourenço, capitão de Abril, ocupou o principal papel que em 1974 correspondeu ao lembrado Salgueiro Maia, incluindo no seu discurso um apelo à derrota do governo de Passos Coelho.

A Assembleia da República, em poder da direita, resolveu não dar a palavra aos capitães na sessão solene do 25 de Abril, numa decisão tomada na quarta-feira, em conferência de líderes, após a qual a presidente do parlamento, Assunção Esteves, anunciou que "não ocorreu o consenso necessário" entre os partidos. PSD e CDS não deram acordo a que os capitães discursassem no plenário.

Como é habitual nos grandes eventos em Lisboa, contamos com a reportagem gráfica exclusiva do companheiro Luís Nunes, repórter colaborador do Diário Liberdade na capital portuguesa.

Com I e agências


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.