O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Nota 2Turno 2014Brasil - LSR - PSOL - A polarização eleitoral entre PT e PSDB, que marcou as disputas eleitorais brasileiras nos últimos 20 anos, repete-se mais uma vez no segundo turno de 2014. A agressividade de ambos os lados nas poucas semanas que antecedem as eleições não pode esconder o fato de que ambas as candidaturas representam o mesmo sistema político e econômico que provocou a ira de milhões de jovens e trabalhadores nas mobilizações de junho de 2013 e nas greves e lutas que se seguiram. A esquerda socialista encabeçada pelo PSOL cresceu no primeiro turno e conseguiu levantar com força as bandeiras de junho, das greves e das lutas populares. Ajudou também a desmascarar a falsa alternativa de Marina Silva, combateu a direita fundamentalista e denunciou a falsa polarização entre PT e PSDB. Foi, portanto, um ator relevante na luta política e acumulou forças importantes para as lutas futuras. Isso se deu principalmente através da candidatura de Luciana Genro do PSOL que obteve mais de 1,6 milhão de votos e também de candidaturas estaduais como as de Tarcísio Motta no Rio de Janeiro e Robério Paulino no Rio Grande do Norte, ambas pelo PSOL, que ultrapassaram os 8% de votos.

NinjaBrasil - Mídia Ninja - Surgimos porque outra comunicação era necessária. O Brasil vive ainda um verdadeiro coronelismo midiático: poder e dinheiro concentrado nas mãos de poucas famílias que são donas da imprensa hegemônica. Estes grupos sempre foram contrários às causas dos movimentos sociais, atuam estimulando a hostilidade e os preconceitos e, historicamente, trabalham para criminalizar a política e afastar as pessoas de seu exercício.

coleitvoBrasil - Diário Liberdade - [Leandro Módolo P.] Na tentativa de extrapolar o campo de fala da esquerda anti-sistêmica deixo aqui uma breve reflexão para um setor tão importante da esquerda contemporânea: as(o) Feministas, especialmente as "petistas de segundo turno".

241014 casa tortura ilha floresBrasil - Comissão Nacional da Verdade - Cerca de 200 pessoas foram presas no local entre 1969 e 1971, segundo período em que a atual base de Fuzileiros Navais abrigou presos políticos na ditadura militar.

justiça-eleitoralBrasil - Fórum - [Sergio Amadeu da Silveira] Quando acabarem as eleições, precisamos realizar um amplo debate público sobre o processo eleitoral. Não podemos depender da "bondade e ética" de empresas. Precisamos de controles e transparência do processo para toda a sociedade.

UFRNBrasil - Coletivo Construção - Mais uma vez, as Reitorias mostram sua real intenção na garantia de "segurança" nas universidades, com um projeto de educação para privilegiados e de criminalização e tortura a estudantes.

fhc-ecio emarinhoBrasil - Brigadas Populares - [Bernardo Rocha Carvalho] Há uma frase bastante recorrente do escritor George Orwell, retirada de seu conhecido livro 1984, que diz: "quem controla o passado, controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado". Esse jogo de palavras pode ser uma introdução interessante ao principal argumento da campanha presidencial do senador Aécio Neves, uma figura política que só existe se sustentada permanentemente por certas narrativas fabulosas, que pretendem monopolizar a história recente do Brasil e, assim, controlar o passado a seu favor.

pleno-empregoBrasil - Fórum - Além da redução no número de desempregados, a pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta-feira (23) mostrou aumento na renda média dos brasileiros, que chegou a R$ 2.055,50.

PyelitoKueBrasil - CIMI - [Roberto Antonio Liebgott] Sofrimento, dor, morte. Esta é a realidade da comunidade de Pyelito Kue, povo Kaiowá, em Mato Grosso do Sul. Enquanto se desenrola a disputa eleitoral para saber quem governará o país e que, por conseguinte, também deverá administrar a corrupção há décadas estruturada no sistema político e na governança do Brasil, centenas de famílias indígenas passam fome.

crise-aguaBrasil - Carta Capital - Entenda de forma simples e direta o problema que está afetando os estado e quais são as responsabilidades do governo estadual.

joseivosartoriBrasil - MonBlog - [Jorge Nogueira] Na última segunda-feira (20/10) o candidato do PMDB ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, concedeu uma entrevista ao Portal Terra, onde mencionou ter ido em uma reunião do CPERS (sindicato dos professores e servidores de escola) na qual rejeitou assinar qualquer compromisso com o piso dos professores e debochou do mesmo recomendando que os professores fossem buscá-lo no Tumelero (loja de materiais de construção).

padecadadiaBrasil - Eco Debate - [Roberto Malvezzi "Gogó"] Nesse segundo turno votarei no salário mínimo.

ptpsdbBrasil - Correio da Cidadania - [Guilherme Costa Delgado] O debate de política econômica e social ora em curso na sucessão presidencial pouco ajuda o eleitor a decifrar o que realmente distingue as duas estratégias em confronto. Para efeitos didáticos, vou recorrer a duas denominações para, em seguida, apurar sobre seus significados concretos na conjuntura: o "nacional desenvolvimentismo" ou "social desenvolvimentismo", assumido pela presidente Dilma; e o projeto neoliberal que o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, previamente escalado ministro da Fazenda do candidato Aécio Neves, defende explícita ou implicitamente.

capadejornalBrasil - Correio da Cidadania - [Jorge Luis Martins] "Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas", Sun Tzu.

221014 sist polt br-111Brasil - Le Monde Diplomatique - [Francisco Fonseca] A arquitetura do sistema político brasileiro implica a proteção dos proprietários em detrimento da maior parte dos cidadãos. Afinal, tanto para se eleger como para governar os partidos políticos que chegam ao poder necessitam, inescapavelmente, negociar compromissos assumidos durante as eleições e o próprio “programa”.

15263188578 27068347a2 zBrasil - Diário Liberdade - Nas suas Resoluções sobre o 2º turno das eleições, a Organização Comunista Arma da Crítica encoraja a não votar nem Dilma nem Aécio.

logopoetize2015Brasil - Prémio Poetize - Estarão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2015.

salario-minimoBrasil - Faixa Livre - [Cid Benjamin] Nas declarações de candidatos à Presidência ou de seus assessores nem tudo é dito às claras. Remédios amargos são omitidos, mesmo que estejam nos planos. Mas não há como evitar o debate em torno a certos temas.

juventudesBrasil - JCA - Há pouco mais de um ano, a juventude brasileira protagonizou intensas e combativas mobilizações de norte a sul do país, denunciando as altas tarifas dos transportes públicos, a repressão aos movimentos sociais, os gastos exorbitantes com a Copa do Mundo e exigindo mais investimentos em saúde e educação.

nivel cantareira2Brasil - PSTU - Diante da grave crise hídrica que já assola grande parte da população do estado de São Paulo, a CSP-Conlutas está organizando uma plenária aberta para a próxima quinta, 23, para discutir o problema e traçar um plano de lutas em defesa desse direito básico.

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.