Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

121205 kukuPortugal - Esquerda - Em janeiro de 2009, um agente da PSP foi em perseguição de um jovem de 14 anos, acabando por matá-lo com um tiro a um palmo da cabeça. O julgamento absolveu-o esta quarta-feira da acusação de homicídio negligente.


Segundo a agência Lusa, a sentença lida no 3º Juízo Criminal de Lisboa absolve o agente da polícia que baleou Elson Sanches, que tinha 14 anos quando foi surpreendido na Quinta da Lage, na Amadora, com mais três amigos no interior de uma viatura furtada. Elson, conhecido por "Kuku", saiu do carro e correu para um beco sem saída.

O que se passou em seguida não é claro, já que o agente policial - que também é a única testemunha - alterou várias vezes a sua versão dos acontecimentos. Começou por alegar legítima defesa porque "Kuku" tinha uma arma na mão, o que se veio a provar falso. Em seguida, afirmou que disparou a mais de dois metros de distância, vendo mais tarde também desmentida esta versão pelas perícias ao gorro de "Kuku", que indicam que o disparo foi feito a cerca de dez centímetros de distância.

O agente, de 37 anos, foi acusado de um crime de homicídio negligente grosseiro, na forma consumada, crime que conta com uma moldura penal até cinco anos de prisão. A PSP manteve o agente ao serviço, mas desarmado e sem contacto com o público.

O crime motivou manifestações em frente à esquadra da PSP contra a violência policial e uma onda de solidariedade por parte dos amigos do jovem assassinado. No mês passado, a Plataforma Guetto organizou um concerto "Hip Hop pela Justiça", em solidariedade com a família de "Kuku" no Teatro do Bairro, que contou com mais de uma dezena de músicos.

A Plataforma está também a produzir o documentário "Violência Policial e Racismo" para "voltar a dar voz ao caso de Kuku e à situação de violencia racista que prossegue nas ruas, nas esquadras e nas prisões portuguesas".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.