Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

100912 fdp 0Portugal - CMIP - Pela segunda vez, o festival FDP é alvo de censura. Depois de ter sido obrigado a mudar do local inicialmente previsto (o campo de jogos da associação ARCA, em Valongo), não se desistiu e o festival estava novamente lançado, desta vez com o apoio da Casa do Povo de Recarei. Mas os tentáculos do poder de Rio estendem-se por todos os sítios e, como não podem impedir a livre iniciativa, tentam barrá-la com subterfúgios de legalidade duvidosa.


Soubemos, no passado dia 7, que a câmara municipal de Paredes não passará a licença de ruído requisitada pelos organizadores do festival, e nem sequer dá justificações para tal. “Aqui não se pode realizar este festival”, sem mais nem menos. Não satisfeita com esta discriminação, ainda utiliza a famosa pressão política para mostrar quem é que realmente manda, numa tentativa de incutir o medo através de ameaças, como multas, apreensão de material, mobilização do corpo de intervenção da GNR e até a perca de emprego de um funcionário da câmara, no caso de o festival ser realizado na Casa do Povo de Recarei. De realçar que os membros da Casa do Povo manifestaram sempre o apoio ao evento e ficaram revoltados com esta situação, eles que também há vários anos esperam pela legalização do espaço da sua associação.

“Aqui não se pode realizar este festival” foi a mensagem que a C.M. de Paredes quis deixar bem clara. Este festival é o FDP, um fim-de-semana com música, teatro, artesanato, gastronomia, cinema e conversas, que quer apoiar quem luta por alterações profundas no modelo de organização humana, que recusa o medo e que dá combate à repressão, seja ela em forma de ataque policial ou de censura. Depois disto, é óbvio que o festival FDP vai mesmo realizar-se. Mesmo que isso incomode muita gente, ou melhor, por isso mesmo, ganha mais força e importância. Esta é a nossa mensagem que nenhuma censura poderá abafar. Fartos Desta Palhaçada.

Contamos, de novo, com a solidariedade de toda a gente, aparecendo para o festival ou, se não o puder, fazendo actividades marcadamente relacionadas noutros locais e oferecendo espaços onde se possa realizar. Desta vez, sem a necessidade de serem ao ar livre, mas com a condição de serem dentro da cidade do Porto. Porque, se é daqui que sai a voz censória, é aqui que, agora, queremos fazer ouvir o nosso grito de liberdade.

Foto: FDP2012


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.