Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

121122 educaPortugal - Esquerda - Centenas de estudantes de vários pontos do país encontram-se concentrados em frente à Assembleia da República em protesto “contra um orçamento que arruína o ensino superior”. Em Coimbra, os estudantes invadiram o edifício da Reitoria. O Sindicato dos Professores do Norte (SPN) mostrou solidariedade com a manifestação dos universitários.


Várias centenas de alunos do Ensino Superior, oriundos de diferentes pontos do país, como Porto, Lisboa, Vila Real, Faro, Caldas da Rainha, Faro, Braga e Évora, concentraram-se esta quinta feira no Parque Eduardo VII, rumando posteriormente até à Assembleia da República.

Os estudantes, que entoam palavras de ordem como “a propina dói”, "o ensino não é mercadoria" e “este Governo não tem educação”, protestam contra a eliminação do desconto dos passes de transporte para estudantes, os critérios injustos impostos pelo governo para a atribuição de bolsas, o subfinanciamento das instituições de Ensino Superior e os consecutivos aumentos das propinas.

Governo está “mais preocupado em pagar os juros à troika do que com a Educação”

Cláudia Campos, aluna da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, afirmou, em declarações à agência Lusa, que este Governo está “mais preocupado em pagar os juros à troika do que com a Educação”.

Assim, defendeu, “o ensino nunca será digno e gratuito como estabelece a Constituição da República Portuguesa”

“A austeridade não leva a lado nenhum. Os estudantes têm de marcar uma posição na sociedade e porem-se ao lado das pessoas que já estão num ponto de saturação”, frisou outro estudante.

Estudantes universitários de Coimbra invadem edifício da Reitoria

A partir das14h30, cerca de 300 alunos concentraram-se no pátio das escolas da Universidade de Coimbra, sendo que parte dos universitários acabou por subir a escadaria e invadir o edifício da Reitoria, onde depositaram um caixão que simboliza a morte do Ensino Superior.

O presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra e os representantes dos núcleos de estudantes das diversas faculdades reuniram-se com o reitor João Gabriel Silva.

Sindicato dos Professores do Norte solidário com estudantes universitários

O Sindicato dos Professores do Norte (SPN) emitiu esta quinta feira um comunicado no qual adianta estar “indignado com as políticas para o ensino superior público” e mostra solidariedade com a manifestação dos estudantes universitários.

“É cada vez mais importante que toda a comunidade académica se una na defesa do ensino superior público de qualidade e, como manda a Constituição da República Portuguesa, tendencialmente gratuito”, sublinha.

“O SPN há muito denuncia e repudia a desresponsabilização do Estado, a falta de financiamento, o aumento do valor das propinas e o ataque à ação social escolar, que estão a levar à elitização do acesso ao ensino superior”, lê-se ainda no comunicado.

O Sindicato alerta ainda para o facto de “a política economicista de sujeição ao mercado e à troika” estar a colocar “em causa a missão pública do ensino superior” e de o Estado estar a ignorar o “papel estratégico” do ensino superior no desenvolvimento do país.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.