Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

casas 2Portugal - Esquerda - No final de março, 149 800 famílias não conseguiam pagar os empréstimos à habitação. Só este ano, já foram penhorados e vendidos mais 31 mil imóveis, o que representa um crescimento de 12,48% face ao mesmo período de 2013. Por dia, caem nas mãos do fisco, em média, 189 casas.


Entre janeiro e março de 2014, mais 4083 famílias deixaram vencer o crédito da casa. Por dia, uma média de 80 portugueses deixou de ter capacidade para suportar as despesas inerentes à compra da sua habitação.

Segundo apontam os números divulgados pela Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, 6,4 famílias em cada 100 estão em situação de incumprimento no que respeita ao crédito à habitação contratualizado.

"Em termos numéricos, estamos a sentir que as famílias estão numa situação muito mais difícil do que no ano passado e do que no início da crise", frisou a responsável pelo gabinete do sobreendividado da Deco, em declarações ao Dinheiro Vivo.

Segundo Natália Nunes, "no início da crise as dificuldades foram diluídas porque havia almofadas das famílias, amigos e dos próprios e hoje essa rede de proteção é inexistente".

Só este ano, já foram penhorados e vendidos mais 31 mil imóveis, o que representa um crescimento de 12,48% face ao mesmo período de 2013. Por dia caem nas mãos do fisco, em média, 189 casas.

A par do crescente número de famílias a quem são retiradas as suas casas, as consequências da nova lei do arrendamento, que se tem traduzido em aumentos abruptos no valor das rendas das casas, e a manifesta insuficiência de habitações sociais, deixam adivinhar o intensificar da crise na habitação, promovida pelo executivo do PSD e CDS-PP.

Entre janeiro e março, mais 14 071 famílias deixaram de pagar créditos bancários

Se for tido em conta o total dos empréstimos bancários concedidos às famílias - créditos à habitação, consumo ou outros fins - entre janeiro e março, mais 14 071 famílias deixaram de pagar as prestações em dívida. Por dia, 153 portugueses deixaram de poder cumprir os contratos firmados com o setor bancário.

Do total de crédito concedido às famílias, 4,13% era considerado, em abril, de cobrança duvidosa, o que representa um novo máximo histórico, conforme assinala o Dinheiro Vivo. A cobrança duvidosa no consumo aumentou para 11,93%.

Os efeitos da vaga austeritária imposta pelo governo também se reflete no aumento do número de insolvências de particulares. Em 2007, estas representavam apenas 18,1% do total. Nos últimos três meses de 2013, o peso das insolvências mais do que triplicou, representando 67,8% de todos os processos registados pelo Ministério da Justiça.

 

Foto: Paulete Matos


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.