Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

051113 precaPortugal - Esquerda - Tiago Gillot, da Associação de Combate à Precariedade, sublinha que "o aumento vai em sentido contrário da política restritiva de admissões na Função Pública e dos cortes que esses trabalhadores têm sofrido".


CGTP e UGT acusam o executivo de ser "o primeiro a violar a lei" e de só estar preocupado em "poupar a todo o custo".

De acordo com os dados da Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), citados pelo Correio da Manhã, no primeiro semestre do ano registou-se um acréscimo de 6912 contratos em regime de tarefa e avença na Administração Central, o que corresponde a um aumento de 68,3%.

A precarização das relações laborais é mais flagrante no Ministério da Economia e do Emprego, face ao aumento do número de contratos a tarefa no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Neste organismo, o acréscimo de contratos celebrados no âmbito deste regime foi de 101,5%, passando de 7002 para 14 109.

O Ministério das Finanças ocupa o segundo lugar do pódio, com um aumento de 13,5% do número de trabalhadores a recibos verdes.

Ao mesmo tempo que se registou um acréscimo de 6912 contratos em regime de tarefa e avença na Administração Central, o emprego na administração pública caiu 1,6% nos primeiros seis meses do ano, com a saída de mais de nove mil funcionários públicos, de acordo com a Síntese Estatística do Emprego público (SIEP).

Em declarações à TSF, Tiago Gillot, da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, mostrou-se "preocupado com este aumento de trabalhadores precários na Administração Central, sublinhando que o aumento vai em sentido contrário da política restritiva de admissões na Função Pública e dos cortes que esses trabalhadores têm sofrido".

Já o secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, frisou não ficar surpreendido com estes números, na medida em que "o Estado é o primeiro a violar a lei".

Segundo Carlos Silva, líder da UGT, está aqui a prova de que "a única preocupação do Governo é poupar a todo o custo".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.