Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

271013 mcPortugal - ACP-PI - A cadeia internacional de comida rápida McDonald's está a ameaçar de despedimento 50 pessoas. Os trabalhadores, com o apoio do Sindicato de Hotelaria do Sul, protestaram esta 6ª feira em frente ao Centro Comercial Colombo, em Lisboa.


A multinacional, conhecida por praticar baixos salários, alega que estas pessoas "não correspondem ao perfil" e prepara-se para deixar sem emprego grávidas e lactantes. Os relatos de quem vai ser despedido revelam situações dramáticas.

Sofia Mendonça, directora de recursos humanos da multinacional, alega que estão a ser propostas rescisões por mútuo acordo. No entanto, os relatos das trabalhadoras e dos trabalhadores afectados demonstram a arbitrariedade e gravidade da conduta da empresa, falando em pressões para aceitar rescisões "voluntárias". Grávidas, lactantes e pessoas ainda a recuperar de acidentes de trabalho: é neste universo, composto por pessoas em situação de fragilidade, que a McDonald's pretende operar esta "reestruturação". Adivinha-se a estratégia já habitual, que consiste em descartar quem tem um mínimo de direitos contratuais e substituir por pessoas em situação ainda mais precária.

Demonstramos a nossa total solidariedade com estas pessoas que, perante a ameaça, denunciam corajosamente este abuso e lutam pelos seus postos de trabalho. A McDonald's, como muitas outras multinacionais na área da restauração e do comércio, apesar dos seus lucros milionários, mantêm estratégias de exploração e precarização agressivas, apostando na rotação permanente e nos baixos salários. A confissão das chefias da McDonald's em Portugal, sem problema em admitir que os despedimentos de 50 pessoas visam a sua substituição e não uma quebra nas necessidades de trabalho, é a demonstração da sua forma de actuação habitual e do sentimento de impunidade com que dispõem da vida de milhares de trabalhadores em todo o mundo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.