Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Foto - Joao BelardPortugal - ACP-PI - Os dados divulgados no dia 09/10 pelo Banco de Portugal explicam o ajustamento económico no trabalho, que se traduz pelo aumento do desemprego e redução dos salários em 11% para os novos contratados, que é nada mais do que a estratégia de precarização da força de trabalho, aumentando o desemprego e baixando os salários.


Os trabalhadores mais velhos e melhor remunerados são despedidos e os novos que entram são precarizados, empurrando o valor do seu trabalho para baixo.

Estes dados divulgados revelam ainda algo negado pelo FMI: que não só os novos trabalhadores sofreram um corte de 11% nos seus salários, como entre aqueles que permaneceram no seu posto de trabalho, 39,4%, isto é, quatro em cada dez, sofreram cortes nos salários entre 2011 e 2012. A precariedade e a austeridade andam de mão dada para poder destruir não só o emprego como para baixar as condições do emprego já existente. A precariedade é a arma de arremesso da troika e do governo para subjugar a sociedade e esmagar as suas aspirações a um trabalho digno e que permita viver em condições.

Fica assim claro aquilo que foi afirmado há muito: a flexibilização do mercado laboral apenas serve para aumentar o desemprego, baixar salários e condições de vida. Esta informação só demonstra a plena hipocrisia do discurso ontem proferido por José Eduardo Coelho, presidente da Associação Industrial Portuguesa, que dizia que era necessário mudar a Constituição para poder baixar salários e manter empresas abertas. A verdade é muito mais grave do que isso: os empresários reunidos nesta semana com Pedro Passos Coelho no Congresso dos Industriais em Lisboa querem não só poder despedir sem quaisquer condições, como querem poder baixar o salário mínimo, reduzir unilateralmente os salários e as condições de trabalho, aumentar horários e impedir a organização de trabalhadores dentro das empresas. Os grandes beneficiários da crise e da austeridade querem poder realizar a exploração máxima, a níveis comparáveis apenas com o praticado na ditadura ou em pleno liberalismo do séc. XIX.

Foto - João Belard


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.