Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

260113 avelasPortugal - Esquerda - Em entrevista ao esquerda.net, António Avelãs, Presidente do SPGL, salienta que a manifestação nacional de professores, que se realiza neste sábado 26 de janeiro, em Lisboa, tem por objetivos a defesa dos direitos laborais dos docentes e a defesa de uma escola pública de qualidade.


António Avelãs, presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL), sublinha também que a manifestação visa denunciar os cortes salariais e dos subsídios e combater o colossal aumento de impostos que atinge todos os portugueses.

O presidente frisa que esta manifestação é ainda contra a crescente ameaça de desemprego "que recai não só sobre os professores contratados, mas também sobre os professores do quadro", que "existe no ensino não superior e no ensino superior", atravessando todos os setores de ensino. Salienta ainda que espera uma "grande participação dos trabalhadores de todos os graus de ensino, incluindo dos setores particular e cooperativo".

Na entrevista, António Avelãs aborda também a ameaça de despedimento de 50 mil professores, feita no recente relatório do FMI, destacando que uma Escola Pública com menos 50 mil professores "não é uma escola pública de qualidade", considerando que "uma escola pública que não seja de qualidade é uma fraude".

O presidente do SPGL critica ainda os mega-agrupamentos, " que chegam a ter 4.000 alunos, o que é o contrário das indicações internacionais" e defende que uma Escola Pública de qualidade é "uma exigência democrática".

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.