Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

capitalismo mata empresariosPortugal - PCO - Os efeitos da crise econômica estão provocando o aumento do número de suicídios em Portugal. 


O ataque brutal da burguesia imperialista sobre os países europeus em crise além causar a degradação das condições de vida dos trabalhadores está provocando um aumento descomunal de suicídios.

Os casos mais notórios foram constatados na Grécia, onde a taxa de suicídio aumentou 40% depois da crise econômica. Um caso marcante foi o caso do farmacêutico Dimitris Christoulas, de 77 anos que se matou diante do parlamento declarando que não tinham mais como viver com tantas dívidas.

Agora as atenções se voltam a Portugal, país europeu também mergulhado na recessão que está registrando um aumento expressivo do número de suicídios.  

Somente em 2011 foram registrado 110 suicídios a mais que no ano anterior segundo dados divulgados pelo Instituto de Medicina Legal (IML). Sendo que no ano passado o número de total foi de 1208 suicídios, uma média assustadora de três suicídios por dia. Em 2012, até o mês de julho o número já tinha chegado a 490.

Destes casos, não é possível registrar precisamente a causa das mortes, pois o Ministério Público português dispensa a autópsia quando não existe suspeita de crime.

Mas, segundo o presidente da Associação Portuguesa de Suicidologia, José Carlos Santos, “será esperado um aumento do número de casos, dado o número dos fatores de risco – entre eles, o desemprego, a taxa de pobreza, a instabilidade social e a diminuição dos apoios sociais”. (Esquerda.net, 18/8/2012).

O centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) declarou que recebeu inúmeras reclamações de famílias que não estão conseguindo sequer alimentar os filhos devido à crise econômica que já colocou mais de 16% dos portugueses no desemprego.

Estes dados comprovam o quanto os trabalhadores estão sendo massacrados pelo imperialismo que está sugando todos os recursos econômicos dos países em crise à custa da miséria dos trabalhadores europeus.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.