Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

110512 vitorgasparPortugal - Precári@s Inflexíveis - Inflação, Previsões e Metas: Onde o governo português prevê uma recessão de 3%, Bruxelas prevê uma de 3,3%; onde o governo prevê um desemprego de 15,1%(!), Bruxelas prevê de 15,5. Vítor Gaspar, ministro que seguramente terá como um dos piores receios a existência de inflação monetária, acaba de ver confirmado que de facto está a haver uma inflação: as previsões do governo estão inflacionadas. E as metas do défice também vão voltar a derrapar. No entanto, no meio de tanto erros, incumprimentos e tão más expectativas, Olli Rehn, comissário europeu dos Assuntos Económicos vem dizer que o governo "está no caminho certo e isso significa que as medidas orçamentais estão no caminho certo".


A recessão não está apenas reservada a Portugal, com uma previsão de -3,3%, mas a vários outros países expostos ao regime da austeridade: Grécia (-4,7%), Espanha (-1,8%), Itália (-1,4%), Eslovénia (-1,4%), Holanda (-0,9%) e Chipre (-0,8%).

As metas para as contas públicas também não serão cumpridas, e o défice de que o governo falava (4,5% do Produto Interno Bruto) será excedido pelo menos em 0,2%. As previsões de hipotético crescimento para 2013, que o governo avançava na ordem dos 0,6% são novamente desinflacionadas pela CE para os 0,3%.

A Comissão Europeia confirma a hecatombe que ocorre em Portugal, aponta como principal (quase único) motor de actividade económica as exportações e a queda brutal da procura interna, do consumo e da deterioração do mercado laboral. Com os restantes países potenciais importadores dos produtos portugueses em fraquíssimo crescimento ou mesmo em recessão, resta saber em que cenário macroeconómico se baseiam os especialistas europeus para as suas previsões – exportações para a China e a Índia?

No que diz respeito a todos estes incumprimentos, Olli Rehn destaca que "O Governo está comprometido a atingir os objectivos orçamentais de 2012" e como as contas não estão a bater certo remata "espera-se uma execução orçamental mais rigorosa", i.e. –mais medidas de austeridade. Não há qualquer irracionalidade nestas aparentes contradições: simultaneamente a CE revê para pior todas as previsões do governo, depois louva-o pelo seu trabalho e pede mais austeridade: a questão não se põe sobre as previsões, a evolução macroeconómica, défices, desemprego ou crescimento – o único objectivo é a austeridade. E esse justificar-se-ia e reafirmar-se-ia quaisquer que fossem os dados. Porque há apenas uma coisa que governo e Comissão Europeia querem inflacionar: a Austeridade.

Foto: PI - Vitor Gaspar


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.