Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

260410_mumia.jpgMayDay Português - Com o aproximar do primeiro de Maio, o dia celebrado há mais de um seculo como emblema do poder dos trabalhadores parece ter-se tornado simbolo do seu declinio.


 

Isto porque, enquanto o sistema económico passou por choques tremores e replicas, os dinheiros publicos e sociais foram transferidos para satisfazer os interesses bancarios e corporativos - ajudas financeiras a bilionários enquanto os trabalhadores e trabalhadoras, no melhor dos cenários, tiveram que enfrentar uma praga de cortes em horas e salarios. No pior dos cenários, tiveram que enfrentar despedimentos em massa ao mesmo tempo que os negócios se reorganizam tornado-se ainda mais hostis contra o trabalho.

Marx e Engels distinguiram bem que "o estado moderno nao é mais do que o comité executivo da burguesia". Por que outra razao despejaria a economia mundial centenas de bilioes nas asneiras das grandes empresas,  sem qualquer hesitacao, ao mesmo tempo que deixa umas esmolas insignificantes aos trabalhadores e às suas familias?

O dia 1 de Maio comecou na America com os fatidicos eventos da revolta de Haymarket no seculo XIX, quando os trabalhadores lutavam pelas 40 horas semanais de trabalho e pela abolicao do trabalho infantil.

O dia 1 de Maio ainda representa a luta dos trabalhadores na america, Europa, Africa e Asia contra a opressao e a ganacia estatais e capitalistas.

O capitalismo entrou numa crise grave. As guerras hipocritas, bem como o genuino aumento da corrupcao politica sao o reflexo dessa crise.

Se os bilioes de trabalhadores e trabalhadoras vao usar a sua forca  para mudar o mundo, entao tem que dar as maos para lá de barreiras ficticias e construir um mundo novo e melhor, onde a vida e a liberdade sejam bem mais valiosos que o lucro.

Nao é só possível, é necessário!

Obrigado, Ona move!

Companheiro Mumia


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.