Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

130401 abril faroPortugal - ARC Músicos - A Associação R. C. Músicos apresenta a programação "ABRIL, dias de música e liberdade" com um cartaz que se desenvolve durante o mês de Abril, as propostas abarcam o cinema documental, sessões temáticas, debates, exposições, teatro, poesia e uma visita de estudo. Uma programação diversificada, fruto da colaboração com diversos parceiros, construída com o objectivo de criar espaços  de convívio, alegria e reflexão sobre a música, a sua permanente relação com a liberdade e o papel que cada um de nós tem na defesa de ambas.


3Abril(4ªfeira), 21h30- Exibição do documentário “EL SISTEMA” de Paul SmacznyMaria Stodtmeier; Alemanha; 2008;120’ 

"El Sistema" é uma rede de orquestras juvenis e infantis, que funciona na Venezuela com mais de 250.000 crianças e jovens que aprendem um instrumento. Criado há 30 anos por José Abreu, um visionário que sonhava com um futuro melhor para as crianças da região pobre de Caracas, esse programa de educação descobriu grandes talentos, como o maestro Gustavo Dudamel. O documentário conta como essa extraordiária história se tornou realidade e como o poder da música é capaz de mudar o destino das pessoas.

-----------------------------------------------------

5Abril(6ªfeira),21h30 - Sessão “A TEIA DE PENÉLOPE: APROXIMAÇÃO À HISTÓRIA, IDENTIDADE E CULTURA GALEGA”, por Alberto Pombo (professor e músico Galego da banda Avante!), c/participação de João Sousa (músico da banda A-nimal);

http://avantegaliza.jimdo.com/
http://a-nimal.bandcamp.com  

Apesar da contiguidade, Galiza é nos dias de hoje um país desconhecido para uma grande parte da população portuguesa. De onde vem e para onde caminha o povo galego serão algumas das questões que tentarão ser resolvidas na palestra. A comunicação concluirá com a interpretação de diferentes peças musicais do património imaterial galego-português.

-----------------------------------------------------

7Abril(Domingo), 16h – Sessão de apresentação da Exposição “DESENHOS DA PRISÃO” de Álvaro Cunhal, c/participação de Margarida Tengarrinha (artista plástica e resistente Anti-Fascista).

Os Desenhos da Prisão (lápis sobre papel), foram executados de 1951 a 1959 nas cadeias da Penitenciária de Lisboa, onde Álvaro Cunhal passou sete anos de rigoroso isolamento e no Forte de Peniche, de onde se evadiu em 3 de Janeiro de 1960. O conjunto de 25 desenhos reunidos e publicados em álbum em 1975 pelas Edições Avante!, representam a parte dos desenhos que conseguiram sair da prisão ou que foi possivel recuperar após o 25 de Abril. No ano em que se assinala o centenário do nascimento do autor, apresenta-se nesta exposição uma parte da sua criação artística, no plano das artes plásticas.

(Exposição patente até final de Abril)

-----------------------------------------------------

11Abril(5ªf)  MANIFESTA-TE : Poesia e música à espera da Revolução!

21h - Emissão ao vivo do programa “Quinta da Música” da RUAfm c/Manuel Amorim: Programa de Rádio irreverente, onde a música de Intervenção e o canto de Protesto em Portugal, assumem no panorama radiofónico cada vez mais importância.www.rua.pt

22h - PALCO ABERTO para quem tiver alguma coisa a dizer: Aparece com os teus poemas e as tuas canções.    …A poesia é uma arma!

-----------------------------------------------------

14Abril(Dom.) - Visita ao MUSIBÉRIA - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico (Serpa)  http://www.musiberia.com.pt/

Situado na histórica cidade de Serpa o Musibéria, centro internacional de músicas e danças de raiz ibérica, funciona como um importante veículo para formação, investigação e divulgação das músicas e danças de países e grupos de influência cultural Luso-Espanhola.

Os interessados em participar nesta visita deverão inscreve-se em: info@arcmusicos.org

-----------------------------------------------------

17Abril(4ªf), 21h30 -Sessão “DE ONDE VEM A CANÇÃO «ACORDAI» DE LOPES-GRAÇA?”, por Carina Infante do Carmo (docente na FCHS/UAlg)

Referência no reportório da música coral, a canção «Acordai» voltou recentemente a ser ouvida na rua como grito de revolta. A génese desta composição e de um cancioneiro de resistência resultam da iniciativa empenhada do compositor e maestro Fernando Lopes-Graça desde 1945: é esta a linha condutora desta sessão.

-----------------------------------------------------

20Abril(Sáb.) 21h30 -Sessão “A CULTURA NÃO SERVE PARA NADA!”, por Manuel Pires da Rocha (diretor do Conservatório de Música de Coimbra e Músico da Brigada Vítor Jara)

Professor de violino, diretor do Conservatório de Música de Coimbra e Músico da Brigada Vítor Jara, Manuel Pires Rocha, desenvolve uma intensa atividade cívica que faz com que o possamos encontrar, por exemplo, em conferências TEDx falando sobre o ensino artístico, ou em movimentos pela Defesa da Cultura. Na sessão que nos é proposta, pretende-se criar um espaço de debate e reflexão sobre estes temas, que cada vez mais tendem a ser periféricos e secundários na agenda das prioridades do país.

ENTRADA: 1 CRAVO

As atividades decorrerão na sede da Associação R. C. Músicos – Junto à CP, Faro

Em cada sessão será entregue certificado de participação.

Organização: Associação Recreativa e Cultural de Músicos

Colaboração: Centro de Estudos Galegos do Algarve; Xunta de Galicia; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UAlg; Edições Avante!; Câmara Municipal de Serpa/Musibéria; te-Atrito; Conservatório de Música de Coimbra; RUAfm; Sindicato de Professores da Zona Sul; Seguros Mútua dos Pescadores

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.