Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

190512 coimbraPortugal - Ciência Hoje - Alguns baixos-relevos da cidade universitária de Coimbra escondem conteúdos matemáticos e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) convida a vir descobri-los, no próximo domingo, pelas 11h, através de «Trilhos» originais. Paulo Saraiva, da Faculdade de Economia da mesma instituição (FEUC) e Nuno Tarcísio, da Secção de Filatelia da Associação Académica de Coimbra (AAC), dinamizam o «Passeio com Matemática». A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.


O passeio visita esculturas e pinturas da UC, cujos conteúdos estão ligados à ciência dos números e aos matemáticos, e visa uma maior consciencialização do papel que ocupa enquanto linguagem e ferramenta. No percurso deste trilho, Paulo Saraiva e Nuno Tarcísio vão dar a conhecer a evolução histórica da matemática, da noção de número ao estudo da Geometria, passando pelas conquistas matemáticas nas áreas do Cálculo Diferencial e pela Álgebra, entre outros.

"Por último, dar-se-á o devido destaque ao papel da matemática portuguesa ao serviço dos descobrimentos, sublinhando alguns episódios e feitos científicos daquele que é considerado o matemático português de maior repercussão internacional, Pedro Nunes", antecipam os dois guias.

Para Paulo Saraiva e Nuno Tarcísio, este tipo de iniciativa sobre ciência permite que a divulgação da mensagem se faça de um modo mais leve e descontraído. "No presente caso, é manifestamente mais enriquecedor estar em presença das obras artísticas, em vez do mero visionamento de imagens", concluem.

O «Trilhos» desafia crianças e adultos a sair de casa com a família e amigos, para um passeio pedestre pelos lugares nas imediações do Museu da Ciência e da UC, à procura da ciência surpreendente que se encontra fora dos edifícios, nas ruas e nos jardins.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.