1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

Não basta ser de esquerda

Sergio Domingues - Publicado: Quinta, 26 Março 2015 23:39

Para ajudar a entender a confusão política atual, os conceitos de esquerda e direita continuam sendo muito úteis, desde que compreendidos no sentido que costuma recomendar Frei Betto:


Ser de esquerda significa optar pelos pobres, indignar-se perante a exclusão social, inconformar-se com todas as formas de injustiça ou, como dizia Bobbio, considerar a desigualdade social uma aberração.

Ser de direita é tolerar injustiças, pôr os imperativos do mercado por cima dos direitos humanos, encarar a pobreza como falta incurável, acreditar que existem pessoas e povos superiores aos outros.

Segundo os critérios acima, os governos petistas são de esquerda. O problema é que eles fazem alianças com partidários da segunda definição para alcançar os objetivos da primeira.

Ocorre que a primeira definição refere-se principalmente a intenções. A segunda descreve uma realidade já existente. Daí, o equívoco dos petistas que acreditam estar usando o inimigo para seus fins, quando é o oposto que acontece.

Voltemos a Frei Betto. Em janeiro de 2002, ele publicou "Dez conselhos para os militantes de esquerda". Um deles avisa:

Cuidado: você pode estar contaminado pelo vírus socialdemocrata, cujos principais sintomas são usar métodos de direita para obter conquistas de esquerda e, em caso de conflito, desagradar aos pequenos para não ficar mal com os grandes.

Entre os mais utilizados "métodos da direita" está a corrupção. E o mais recente agrado petista a ela é o chamado ajuste fiscal do governo Dilma. A primeira tornou-se pretexto para os ataques da direita nas ruas. As últimas, a capitulação final do PT à direita.

Portanto, somente ser de esquerda não basta. Também é preciso ser revolucionário.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.