1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Laura Bugalho

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

Tiranos tremam!

Laura Bugalho - Publicado: Quinta, 04 Agosto 2011 02:00

Laura Bugalho

Com este Hino as orientais e os orientais da República Oriental do Uruguai cantam a viva voz a glória da sua luta pela Independência. A verdade que sobrecolhe escutar cantar a mais não poder o Hino, com fachenda do seu passado e, na actualidade, com confiança no futuro.


Tiranos tremam!!

Libertad, libertad Orientales!

Ese grito a la Patria salvó

Que a sus bravos en fieras batallas

De entusiasmo sublime inflamó.

De este don sacrosanto la gloria

Merecimos tiranos temblad!

Libertad en la lid clamaremos,

Y muriendo, también libertad!

Em 1810 lavraram e com posterioridade conseguiram essa independência. Foi um 28 de Agosto.

Agora tocam-nos a nós. Os tempos da história são diferentes. Não existe um charco por meio e as tecnoloxias em princípio não jogam no nosso campo. Mas contudo atisbamos que temos ilusão, esperança, caminho e ímpetu por continuar nesta conquista.

Muitas das vezes quando chega uma Companheira ou Companheiro latinoamericano e pergunta-me pelo nosso empenho de falar galego, o porque da luta independentista, é muito singelo explicar-lhe desde as sua referências nacionais de origem o facto das nossas bandeiras, explicando-lhes que a colonização acontecida e sofrida além do mar continua, se acaso deixou "Espanha" de colonizar com o seu sempiterno interesse imperialista a benquerida América Latina.

Hoje, sem fazer uma análise profunda, a América Latina tem sabor a esperança para as esquerdas internacionalistas.

E temos o dever de somar a estas e estes que decidem ser parte de nós, e trazem os seus contributos e experiências libertadoras. Mais uma vez achamos que a acumulação de forças passa também por estas mais de 160 mil Companheiras e Companheiros. Elas e eles sofrem por duplicado, quando menos, a acção legislativa e lesiva do legislador exterráneo, da mão dos seus Virreis e com impressos de estrangeiria em espanhol. Sentem-se cidadãs e cidadãos de segunda.

Mas temos que seguir remando, breando as nossas naves para novos mares.

Talvez pareça longínquo, talvez a esquerda independentista possamos ser quem de nos apresentar às autónomicas. Talvez a nossa pronunciação seja factíbel desde a acumulação de forças, desde a sinceridade e sem protagonismos.

Talvez devêssemos dar passos.

Causa a Galiza a quem escreve parece-lhe o mais acaido como frente de vontades individuais, talvez seja o Acordo Democrático Nacional a base política que já agora, e com a soma demais entidades a futuro, desse o palco suficiente. Talvez Companheiras e Companheiros de organizações já em queda olhem para nós, e todas sejamos quem.

E talvez, e já então, possamos cantar e berrar: Tiranos tremam!!

Temos uma história que nos assinala a ser-nos galegas e galegos comprometidos, temos um presente que nos define um futuro de negação e luta sindical.

Sei que a Classe Operária estará. Temos que ser quem de ter uma base social ampla, somar a essas Companheiras e Companheiros que estiveram e não estão na rua, aquelas e aqueles que não conhecem as possibilidades próprias do nosso Povo.

É uma humilde invitação, um pensamento que desde que se convocaram as eleições do Estado anda rondando nesta leira na que hoje respiro.

Por mim e por vós, Tiranos tremam!!!


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.