1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Joseph Ghanime

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Louvor do pequeno

Ler em português

Joseph Ghanime - Publicado: Quinta, 09 Outubro 2014 12:37

Os estabelecimentos de ensino que dependem da Conselharia de Educação têm até esta sexta-feira (10 de outubro) para apresentarem projetos de criação de clubes de leitura.


A convocatória pode-se consultar aqui. Candidatar-se tem vantagens em termos de acesso a recursos económicos e formação da pessoa que coordena.

Ora, mui para além desta convocatória específica, a Pega no Livro encoraja todo o tipo de entidades, associações, ou mesmo grupos de vizinhas ou amigas, a criarem clubes de leitura. É fácil e a preço da chuva: basta escolher um livro para começar e marcar a data da primeira sessão de debate. O que se recebe em troca é: convívio e cultivo prazenteiro da língua, da literatura, e do encontro com a paisagem e a gastronomia.

Para ser da Pega no Livro não fai falta preencher nenhum formulário, pagar nenhuma quota, nem fornecer o número de contribuinte. O único que se pede aos clubes é lerem um livro em português por ano – podendo ser aquele que a rede escolhe como leitura anual comum, ou qualquer outro. Os restantes livros leem-se na(s) língua(s) que cada clube preferir.

A Pega organiza encontros anuais, onde se combinam os roteiros literários, o debate de leitoras, e o lançamento de livros. O deste ano foi no Émundial de Arçua, e nele foram eleitos Alma, de Manuel Alegre, e os Contos Completos de Fernando Pessoa, como leituras comuns para 2014/15.

As atividades da Pega divulgam-se neste blogue, onde também há um ranking de livros – com base nas votações das leitoras – e um espaço de recursos, com materiais diversos de apoio, como um guia para criar clubes de leitura.

Quem quiser contactar ou integrar a Pega, pode escrever um email para peganolivro@gmail.com. Agradece-se que os novos clubes forneçam um texto breve de apresentação postar deixar no blogue, que também fica inteiramente disponível para os comentários e notícias de quaisquer dos seus membros. Também podem escrever pessoas a título individual, e se houver algum clube na sua zona, podemos facilitar os contactos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.