1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
João Delgado

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Ponto de vista

O primeiro truque do Coelho

João Delgado - Publicado: Terça, 05 Julho 2011 14:57

João Delgado

Pedro Passos Coelho utilizou hoje o primeiro de uma série de truques, a que inevitavelmente terá de recorrer para manter o povo calmo, enquanto vai divulgando, e aplicando, as medidas "austeritárias".


"O peso desta medida fiscal temporária seja equivalente a 50% do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional", foi o que disse PPC no Parlamento, no que foi de imediato lido, e não desmentido, como um corte de metade nos subsídios de Natal superiores ao SMN. Veio depois a clarificação, e o Jornal de Negócios publicou de imediato uma prestimosa calculadora, onde podemos saber que afinal "apenas" nos será subtraído metade da parcela do nosso subsídio que for superior aos 485 euros do SMN (traduzindo, em 1000 euros de subsídio de Natal serão retidos (1000 - 485) / 2 = 257,5 €).

A habilidade de Coelho, e não nos venham com semânticas equívocas, foi a de criar o pânico nos cidadãos, para depois os sossegar, criando-lhes mesmo a ilusão de que até ficarão a ganhar umas centenas de euros com esta medida suplementar ao programa de governo.

O número de Coelho lembra um dos últimos actos da farsa socrática, quando o ex-primeiro-ministro veio, prazenteiro, anunciar aos portugueses as medidas que não faziam parte do acordo com a troika internacional, como se se tratasse de uma reencarnação da senhora de Aljubarrota, capaz de correr à pazada com a corja estrangeira.

Mas, para quem vivia ainda em ilusão, a curta realidade já nos vai mostrando que - como alguém escrevia numa rede social - este Sócrates é muito parecido com o outro.

E todos nos dias nos vão repetindo a ladainha de que Portugal não é a Grécia, ao mesmo tempo que replicam as medidas que colocaram os gregos em fúria, e literalmente capazes de espancarem os seus representantes parlamentares. Por cá, o povo ainda é sereno...


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.