1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
João Delgado

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Ponto de vista

Eleições em Portugal: E agora? Ficar parado? Nunca!

João Delgado - Publicado: Segunda, 06 Junho 2011 02:00

João Delgado

Hoje não há motivos para festejos à esquerda, ressalvando a natural satisfação da CDU por ter subido ligeiramente a sua votação percentual, mas principalmente por ter recuperado um deputado em Faro.


Facto é que, à esquerda do PS, não se conseguiu mobilizar parte substancial dos votos dos trabalhadores, dos desempregados, dos reformados, dos jovens, que há anos estão a sofrer na pele, não em abstracto, com as políticas de direita do PS, traduzidas no acordo com a troika, assinado também pelos futuros governantes do PSD e CDS.

Não será despiciendo recordar, nesta breve nota, que houve mais 50 mil eleitores a votar em branco, relativamente a 2009, dado que só terá significado claro quando se perceber o perfil e motivações desses eleitores. Será também interessante perceber quem são os 57 mil eleitores do PAN, cuja mensagem se procurou colocar num terreno "acima dos partidos", que parece estar a conquistar espaço em Portugal.

Relevante é ainda o facto de o CDS ter quase o mesmo número de votos e o mesmo número de deputados que a soma PCP / BE, mesmo considerando que o PSD não chegou aos 39%, facilitando assim a subida da direita populista.

Fácil seria neste momento apontar o dedo e formular soluções "óbvias", para que no futuro a esquerda obtenha resultados mais positivos nas urnas. Teria tanto de facilidade como de estultícia pretender resolver o embargo num golpe de mágica. Por isso, apenas me atrevo a desejar que alguns caminhos que começaram a ser percorridos por PCP e BE sejam retomados e aprofundados, desde já na mobilização para a luta social contestando a aplicação do programa de governo do FMI.

Será difícil, "Mas como se costuma dizer tem que ser porque parar, nunca. Ficar parado? Antes o poço da morte que tal sorte", roubando ao Sérgio Godinho uma mensagem de ânimo colectivo.

Fonte: Vermelhos.net


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.