1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

prisaoEstados Unidos - Diário Liberdade - Privação do sono, ameaças de morte, humilhação sexual e ameaças à sua mãe são algumas das torturas sofridas por Mohamedou Ould Slahi, um ex-membro da Al Qaeda no começo dos anos 1990 e oriundo da Mauritânia, prisioneiro da base militar de Guantánamo há 13 anos.


Apesar de nunca ter conseguido provar nada contra ele, o governo dos EUA não o libertará tão cedo, ao menos este ano, segundo o britânico The Guardian. Além disso, um tribunal ordenou a libertação de Slahi em 2012, mas os EUA não acataram a ordem.

O livro escrito por Slahi, que será lançado na semana que vem, descreve também torturas sofridas com a aprovação do então secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld. Forçado a beber água salgada, o prisioneiro foi levado ao mar, onde foi espancado durante três horas enquanto sua cabeça era afogada em um balde com gelo.

Leia também: Divulgado o relatório que aponta métodos de tortura em interrogatórios da CIA

Slahi combateu nas fileiras da Al Qaeda no início dos anos 1990, contra o governo do Afeganistão. Ele diz que não tem nenhum vínculo com a organização terrorista desde 1992. Apesar disso, após as ocorrências do 11 de Setembro, foi detido acusado de participar em atentados no Canadá em 1999.

Faz seis anos que o livro está para ser publicado, mas, impedido pelo governo estadunidense, que fez mais de 2.500 "correções" no conteúdo do livro, ele será lançado só agora e publicado em 20 países. De acordo com a reportagem do Guardian, isso não passa de uma censura para esconder as coisas que ocorrem dentro da prisão de Guantánamo, do ponto de vista de um prisioneiro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.