1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

torturaCoreia do Norte - Vermelho - O governo da Coreia Popular enviou na segunda-feira (15) uma carta ao Conselho de Segurança das Nações Unidas solicitando o exame das denúncias de tortura contra os Estados Unidos, praticados pela agência americana de espionagem, a CIA.


As práticas de tortura cometidas contra dezenas de detidos no campo de concentração da base ilegal de Guantânamo, detalhadas em um recente relatório do Senado americano são violações dos direitos humanos gravíssimas, segundo a missão da Coreia Popular nas Nações Unidas.

Este tema "deve ser examinado com urgência pelo Conselho, já que pode ter um impacto iminente e desestabilizador na paz e na segurança internacionais", disse o diplomata norte-coreano Ja Song Nam. Contudo, esta petição não tem hipótese de progredir, pois os Estados Unidos têm direito de veto no Conselho.

O diplomata pediu ainda a criação de uma "comissão de investigação (...) para atribuir responsabilidades" sobre as torturas da CIA, que considera "as mais graves violações de direitos no mundo".

O próprio Ja Song Nam criticou a recente resolução da ONU, promovida pelos EUA, contra a política de direitos humanos adotada no país asiático, que considera "uma invenção política, enquanto o caso dos Estados Unidos é factual".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.