1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

torturaespanholaEuskal Herria - Llibertat - [Tradução Diário Liberdade] Investigadores e investigadoras do Instituto Basco de Criminologia analisam as torturas em esquadras policiais espanholas entre 1960 e 2010.


O projecto foi encarregado pela Secretaria Geral de Paz e Convivência do Governo Basco, dentro do Plano de Paz e Convivência, com o objectivo de "revelar a incidência real deste fenómeno no País Basco nestes 50 anos e estabelecer as conclusões em matéria de reconhecimento, reparação e prevenção que pudessem ter lugar".

Nos últimos 30 anos, os informes de Amnistia Internacional, do Comité de Prevenção da Tortura do Conselho da Europa, dos Relatores Especiais das Nações Unidas ou as observações do Comité contra a Tortura da própria ONU, recomendaram não só a posta em marcha de medidas preventivas, senão de uma ajeitada investigação efectiva no campo judicial e social, assim como a necessidade de políticas de reconhecimento e reparação às vítimas.

Já num primeiro cálculo feito pela fundação Euskal Memoria, a cifra total de torturas a cidadãos e cidadãs bascas para esse período situa-se num mínimo de 9.600.

À frente da equipa de investigadores encontra-se o reputado antropólogo forense Francisco Etxeberria.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.