1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

180314 Altsasu-69iheslari ohiakEuskal Herria - ASEH - Mais de uma de centena de antigos refugiados políticos bascos de diferentes gerações compareceram sábado passado publicamente na sala Iortia, em Altsasu (Navarra). Em nome de todos, Xabier Zubizarreta e Aitziber Plazaola leram uma declaração em que se pede ao povo que apoie o processo de regresso a casa dos refugiados, de acordo com a linha apresentada em Junho de 2013 pelo Colectivo de Refugiados Políticos Bascos em Biarritz (Lapurdi).


Os ex-perseguidos políticos sublinharam que «está na hora de ultrapassar, de uma vez por todas, a ameaça do desterro e da perseguição política».

Na declaração, afirmam «não ter medo de olhar para tudo o que aconteceu e assumir responsabilidades». Não querem, contudo, ficar presos ao passado, pois o seu «compromisso é a construção de uma Euskal Herria livre» para os seus descendentes.

Sublinharam ainda que, «para se alcançar uma solução definitiva, é preciso contar ao povo toda a verdade sobre o que se passou nos últimos 50 anos», tendo recordado a «guerra suja», a tortura ou a falta de defesa jurídica associada à deportação.

Para estes antigos refugiados, só «o povo poderá garantir que o regresso dos seus compatriotas seja uma realidade, ultrapassando todas as dificuldades».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.