1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

030913 Ondarroa-114Angel EtxanizEuskal Herria - ASEH - O dia 30 de agosto completaram-se 33 anos da mortea mãos da organização paramilitar de extrema-direita Batallón Vasco Español do militante do HB Angel Etxaniz, no Club 34, em Ondarroa (Biscaia). O estabelecimento, de que Etxaniz era proprietário, já fora alvo de um atentado reivindicado por outra organização paramilitar de extrema-direita, a Triple A, que qualificava Etxaniz como «vermelho e separatista».


Angel era muito conhecido em Ondarroa, em virtude da sua militância abertzale contra o franquismo [foi detido várias vezes] e do seu envolvimento na actividade desportiva.

Como tantas outras mortes de abertzales de esquerda, esta também ficou por esclarecer. A justiça espanhola não investigou aquilo que se passou, apesar de a família ter apresentado múltiplos elementos. Continua a exigir a verdade e a justiça.

No passado 30 de Agosto, apareceram imagens de Angel nas ruas de Ondarroa. 

Na placa, por baixo da imagem, lê-se: «Em honra de todos os vizinhos e vizinhas de Ondarroa que lutaram e perderam a vida no caminho para a libertação do País Basco».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.