1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

300513 Gasteiz-493Xabier Agirre-aupaEuskal Herria - ASEH - A Ertzaintza voltou a prender na segunda-feira, em Gasteiz, o jovem Xabier Agirre, para cumprir os quatro meses da pena a que foi condenado. Há cerca de duas semanas, Agirre acorrentou-se à Subdelegação do Governo espanhol na capital de Araba, tendo sido então detido e acusado de desordem pública, numa operação em que a Polícia autonómica e a Municipal carregaram com violência sobre as pessoas que se juntaram no local para o apoiar. No entanto, seis horas depois Agirre era posto em liberdade, pois não tinha sido emitida a ordem de detenção contra ele.


Agirre, foi condenado a dois anos e quatro meses de prisão, depois de ter sido acusado de participar numa acção de sabotagem contra uma sucursal bancária em 2006.
 
Numa nota, o Plazara!, expressão do movimento Eleak em Gasteiz, denunciou a detenção e o encarceramento de Xabier Agirre, sublinhando que o facto de este habitante de Gasteiz regressar à prisão se deve às leis de excepção que lhe foram aplicadas por um tribunal de excepção: a Audiência Nacional. Exige o desaparecimento desse tribunal e o fim das políticas que o sustentam, e faz um apelo à mobilização como principal forma de impedir a repetição de novos ataques.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.