1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

EH-Lyon-txakurrakEuskal Herria - ASEH - [Os estados espanhol e francês continuam a evadir-se às suas responsabilidades no que à resolução do conflito basco e à construção da paz diz respeito, respondendo com a acção política-judicial-policial-armada aos apelos de diálogo, negociação e paz feitos pela grande maioria da sociedade basca, e reforçados por instâncias internacionais de diversos quadrantes. Rejeitam o diálogo e prosseguem com a detenção de membros da ETA, organização que declarou um cessar-fogo definitivo no dia 20 de Outubro de 2011, dando assim uma resposta positiva às solicitações efectuadas na Declaração de Aiete.]


Dois alegados membros da ETA, Izaskun Lesaka e Joseba Iturbide, foram detidos esta madrugada pela Polícia francesa a 70 quilómetros de Lyon.
 
 De acordo com fontes do Ministério do Interior espanhol, as detenções foram efectuadas pela equipa de elite da Polícia francesa, RAID, numa operação conjunta com a Guarda Civil.
 
Nos primeiros dados divulgados por fontes policiais, refere-se que ambos iam armados e que Lesaka é uma importante responsável da ETA.

 

Izaskun Lesaka tem 37 anos e é de Burlata (Nafarroa) (enquanto estiver incomunicável, haverá assembleias informativas, todos os dias, às 20h00, nesta localidade). Iturbide é natural de Lesaka (Nafarroa) e tem 35.
 

Seguindo sempre a informação veiculada por estas fontes, as detenções ocorreram num hotel situado na região francesa de Macon, onde se encontravam desde quarta-feira.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.