1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Barakaldo-46presoen aldeEuskal Herria - ASEH - Comunicado do Herrira Barakaldo
 


Decorreu na segunda-feira ao meio-dia, no Tribunal de Barakaldo (Bizkaia), o julgamento de dois habitantes dessa localidade acusados de desobediência à autoridade por exibirem uma faixa gigante em defesa dos direitos das presas e dos presos políticos bascos, em que se lia «Euskal Preso eta Iheslariak Etxera» [os presos e os refugiados bascos para casa]. A Procuradoria pediu para ambos uma pena de seis meses a um ano de prisão, e dez anos de inabilitação.

Várias pessoas, divididas em grupos, manifestaram a sua solidariedade com os dois habitantes de Barakaldo, mostrando papéis em que se lia: «Elkartasuna ez da delitua. La solidaridad no es delito». Não foi possível realizar a concentração convocada pelo Herrira Barakaldo para as 12h00, pois a Ertzaintza não o permitiu, alegando que não tinha se pedido autorização com dez dias de antecedência.

Moções pelos presos nos municípios de Antsoain, Arrasate, Tolosa e Bergara
 
Os municípios de Antsoain (Nafarroa), Arrasate, Bergara e Tolosa (Gipuzkoa) juntaram-se na semana passada às repetidas solicitações feitas ao Governo espanhol, especialmente para que respeite os direitos das presas e dos presos bascos. Em Arrasate, de onde é natural Iosu Uribetxebarria, a moção foi promovida pelo Bildu e o Aralar; em Bergara exigiu a liberdade de Luis Mari Azkargorta.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.