1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

310712 policiamigrantesEstado espanhol - Esculca - O Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH),com sede em Estrasburgo, condenou o Reino de Espanha a indemnizar com 30.000 euros uma mulher nigeriana que denunciou ter sido vítima de insultos de carácter racista e maus tratos infligidos por agentes policiais em duas ocasiões em que foi detida na via pública em Palma de Mallorca (Países Catalães).


A candidata, nascida em 1977 e com residência legal no Reino de Espanha desde 2003, foi arrestada quando exercia a prostituição. Assegura que recebeu golpes durante a sua estância na esquadra policial e que os agentes lhe chamaram 'puta preta' e proferiron frases como 'vai-te de aqui'. O tribunal europeu considera que houve neste caso uma violação do artigo 14 da Convenção Européia de Direitos Humanos, que proíbe a discriminação.

O Tribunal de Estrasburgo considera, ainda, que as investigações realizadas sobre estas irregularidades nos arrestos 'não foram suficientemente profundas e efectivas' para cumprir as exigências que invoca o artigo 3 da Convenção, que proíbe o trato desumano ou degradante.

Além disso, o TEDH considera que quando se investigam incidentes violentos, as autoridades estatais têm a obrigação de 'tomar todas as medidas possíveis para descobrir se existem motivações racistas ou sentimentos de ódio provocados pela etnia'.

'As autoridades devem tomar medidas razoáveis, vistas as circunstâncias, para recolherem e conservarem os elementos de prova, estudar os meios para descobrirem a verdade e tomar decisões motivadas, imparciais e objectivas, sem omitiren factos susceptibeis de desvelarem a comissão de um acto de violência motivado por considerações de raça', diz a sentença.

Foto: Tramitex - O tratamento de migrantes como se fossem seres subumanos é habitual entre as racistas (e herdeiras do franquismo) forças policiais espanholas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.