1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

260712congoRepública Democrática do Congo - Refugees United Brasil - Novos combates entre rebeldes e forças governamentais apoiadas pela ONU voltaram a provocar a fuga de milhares de civis na República Democrática do Congo.


O porta-voz da missão das Nações Unidas disse que a intervenção militar foi motivada por ataques dos rebeldes do movimento M-23 “contra populações civis” nos arredores de Kibumba e Rugari, no Leste do país.

Um homem que fugiu dos combates explica que “houve uma enorme troca de tiros em Rugari, via-se muitas pessoas a fugir e o exército que efetuava buscas”.

Segundo o porta-voz da Monusco, os combates forçaram a deslocação de pelo menos duas mil pessoas.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados sublinhou que se os rebeldes conseguirem avançar sobre Goma, a capital da província do Kivu Norte, a situação de 10 mil civis que aí procuraram refúgio tornar-se-á catastrófica.

A rebelião no Leste da República Democrática do Congo, que dura há mais de três meses, provocou a fuga de mais de 260 mil civis.

O Programa Alimentar Mundial, que assiste milhares de refugiados, diz que o vizinho Ruanda abriga pelo menos 20 mil deslocados, enquanto o Uganda recebeu outros 30 mil.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.