1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (7 Votos)

14400294265 ef00df2582 zDiário Liberdade - Houve espaço para o feminismo e a luta contra o machismo, para a luta pela independência da Galiza, a Copa da Mundo, a história, a atualidade internacional, a batalha de ideias e o ambiente.


Foto de Victor Prat (CC by-nc-sa/2.0).

Quer conhecer qual o artigo mais lido e debatido no Diário Liberdade em 2014? Leia a listagem a seguir:

10º. 10 histórias de mulheres revolucionárias que você não aprendeu na escola

Brasil de Fato [Whizzpast] ofereceu originalmente a história de 10 mulheres que lutaram muito por algo em que acreditavam e que provavelmente nunca serão estampadas em uma camiseta. O Diário Liberdade quis ajudar a espalhar esse texto, que esteve entre os dez que maior interesse despertaram.

9º. Concentraçons na capital galega contestam Constituiçom espanhola

A capital galega registou duas concentraçons dia 6 de dezembro passado: umha de oito organizaçons unidas para reclamar a independência e outra polo BNG reivindicando "pátria soberana". Umha completa galeria fotográfica acompanhou a matéria que acabou por ser a mais lida do ano sobre a Galiza.

8º. A tragédia do machismo no Brasil: 472 mulheres assassinadas por mês, revela Ipea

Leila Posenato Garcia, originalmente no Carta Campinas, abordou o estudo do Ipea que revela a tragédia do machismo no Brasil, assunto sobre o qual o Diário Liberdade alargou informações junto de Letícia Pinho alguns meses depois. Aliás, a luta feminista e a opressão machista ocuparam três das dez matérias mais visitadas em 2014 no Diário Liberdade.

7º. A copa do mundo e seu saldo negativo para o povo brasileiro

Entrevista especial, originalmente na IHU, com Luana Xavier Pinto Coelho, quem na altura (janeiro de 2014) avaliava vivermos "em um momento de reaquecimento da política, que volta às ruas, se desencastelando dos espaços institucionais".

6º. 50 verdades sobre Ernesto "Che" Guevara

Salim Lamrani revisa, originalmente no Opera Mundi, portal amigo do Diário Liberdade, 50 verdades sobre o "guerrilheiro heróico" Ernesto "Che" Guevara, que perdura na memória coletiva como símbolo da resistência à opressão. Foi a sexta matéria de maior interesse para leitores deste portal.

5º. Afinal, o que é bolivarianismo?

O texto de Jones Manoel publicado originalmente pelo Blog Síntese tenta de forma simples e rápida definir as principais características do que o autor entende por bolivarianismo. Uma nota esclarecedora sobre uma definição nada fácil.

4º. Anarquista ucraniano alerta sobre a influência fascista na oposição ucraniana

Publicados originalmente no site Tahrir-ICN em janeiro de 2014, foram traduzidos por Carlos Serrano Ferreira os trechos de uma entrevista sobre a situação ucraniana naquela altura.

3º. Machismo e assédio sexual no Brasil: Entrevistamos Letícia Pinho, do Movimento de Mulheres em Luta

"Letícia analisa as origens dessa violência, a explicação e as medidas que devem ser tomadas para, primeiro, minimizar e, depois combater até desaparecer a violência contra as mulheres. A mídia, a ideologia, a publicidade, a religião... numerosos aspectos influem na pressão contra a condição de mulher e o machismo existente na sociedade." Eis o vídeo que apareceu na terceira ordem de interesse das nossas leitoras e leitores:

2º. Ex-jurista do Banco Mundial revela como a elite domina o mundo

Este artigo, originalmente publicado no Russia Today e com tradução da Cepat, virou o segundo mais visitado no ano que termina: "Karen Hudes, ex-informante do Banco Mundial, despedida por ter revelado informação sobre a corrupção no banco, explicou com detalhes os mecanismos bancários para dominar nosso planeta."

1º. A armadilha do PET" [Norbert Suchanek]

A matéria mais lida no Diário Liberdade neste ano 2014 é esta do autor brasileiro Norbert Suchanek, contando ainda dúzias de comentários e abrindo um forte debate, em que ainda é possível participar: "(..) ensinaram aos brasileiros, criancinhas, adultos, idosos, donas de casa, comunidades carentes e povos indígenas, a maravilha de “reciclar” garrafas PET. As garrafas de PET usadas passam então a servirem para várias coisas. Vasos para plantas, brinquedos, bijuterias, árvores de Natal, móveis ou qualquer coisa inimaginável.(...) Uma mentira que só virou verdade nesta sociedade do século 21, porque foram repetidas milhares vezes. A realidade é essa: O uso de uma garrafa PET velha no seu quintal ou em forma de roupa, ou como um “telhado verde”, não é reciclagem e nem preserva o meio ambiente."


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.