1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

010514 ProtestoNigeriaNigéria - Opera Mundi - População toma as ruas para protestar contra 'incompetência' do governo; ataque a escola já completa duas semanas.


Mais de 200 garotas - raptadas em um colégio na cidade nigeriana de Chibok há duas semanas pelo grupo radical islâmico Boko Haram - estão sendo forçadas a casar com seus sequestradores e vendidas a US$ 12 (R$ 27), de acordo com a Al Jazeera.

As falhas do governo e do exército nigeriano no resgate das garotas resultaram em um grande protesto em frente ao parlamento do país nesta quarta (30/04). Na marcha, pais das vítimas acusaram os serviços de segurança de "incompetência" e descreveram o plano de busca como “incoerente”.

“Os últimos relatos que temos é que a milícia está levando as vítimas para cruzar a fronteira para Camarões e Chade”, disse à Associated Press Halite Aliyu, pertencente a um grupo de direitos humanos local, acrescentando que casamentos em massa estão sendo realizados em vilarejos na região fronteiriça da floresta de Sambisa.

“Se isso acontecesse em qualquer outro lugar do mundo, onde mais de 200 garotas fossem sequestradas e não houvesse nenhuma informação por mais de duas semanas, o país seria levado a um estado de paralisação”, disse a ex-vice-presidente do Banco Mundial e ex-ministra nigeriana da Educação Obiageli Ezekwesili, à AFP.

Entenda o caso

O ataque ao internato e o sequestro ocorreram no dia 14 de abril em Chibok, no estado de Borno, a noroeste da Nigéria. O grupo extremista Boko Haram, cujo nome significa “a educação ocidental é proibida”, na língua hausa, investe frequentemente contra instituições de ensino. Um sequestro como esse, entretanto, não tem precedentes.

De acordo com Asabe Kwambura, diretor da escola onde aconteceu o ataque, cerca de 50 vítimas conseguiram escapar nos primeiros dias de sequestro, mas 220 permanecem desaparecidas. Elas têm idades que variam de 16 e 18 anos. O temor gerado pelo grupo também prejudicou o sistema educacional do país, o mais populoso da África, com 170 milhões de habitantes. No estado de Borno, o governo anunciou o fechamento de mais de 85 escolas neste ano.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.