1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

110713 cuba generoCuba - Prensa Latina - Cuba tem hoje avanços inquestinável em matéria de igualdade de gênero e empoderamento da mulher que a colocam em um lugar privilegiado a nível mundial, afirmou a ministra de Justiça, María Esther Reus.


"Somos um dos três países com mais presença feminina no Parlamento, com 48,86 por cento", declarou a Prensa Latina a titular, quem encabeçou a delegação da ilha à reunião do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (CEDAW).

Nos setores da educação e a saúde as cubanas jogam um papel protagónico, disse Reus, e citou como exemplo que constituem o 52 por cento nas brigadas médicas que prestam ajuda solidaria em outros países.

"Elas estão em todos os setores da economia e têm uma ativa participação em esferas onde tradicionalmente isso não ocorria, como no judiciário, onde representam mais do 70 por cento", expressou.

Na atualidade, disse, duas mulheres são vice-presidentas do Conselho de Estado, uma é vicetitular da Assembléia Nacional do Poder Popular, oito são ministras e 10 são presidentas dos Conselhos de Administração Provincial.

Tudo isto é o resultado do processo social e político iniciado com o triunfo da Revolução, que rompeu com o passado e lhe deu à mulher o espaço do qual hoje desfruta, disse a titular de Justiça.

A ministra referiu-se também aos avanços nas zonas rurais, onde -a diferença do que ocorre em muitos outros países- a mulher tem acesso à educação, a saúde e a cultura, e desenvolve uma ativa participação na economia e a vida social.

A mais de 17 mil tem-se-lhes outorgado a posse da terra como usufructuárias, com pleno acesso a créditos, assistência técnica e outras oportunidades, agregou.

Reus, quem apresentou ante o comitê da CEDAW o relatório de Cuba, afirmou que apesar de todos estes lucros, ainda ficam reptos como a eliminação de estereotipos sexistas e as desigualdades na distribuição das responsabilidades no seio familiar.

"Ainda em alguns lares elas têm o peso da dupla jornada", expressou.

A ministra qualificou como fructífera a apresentação do relatório no comitê da CEDAW, onde foram reconhecidos os lucros na igualdade de gênero e o empoderamento da mulher cubana e também se expressaram critérios e opiniões que coadjuvarão a um aperfeiçoamento do trabalho.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.