1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

castro street harveyEstados Unidos - Opera Mundi - Harvey Milk foi um ativista gay norte-americano que, nos anos 70, tornou-se o primeiro político assumidamente homossexual a ocupar um cargo público nos Estados Unidos. Ele foi eleito supervisor da cidade de São Francisco – posição equivalente à de um vereador – ajudando a transformar a cidade no principal centro de militância LGBT do país.


Castro, bairro onde Milk, antes de tornar-se político, mantinha uma loja de fotografia na Castro Street 575, virou o epicentro do ativismo. Quando se tornou candidato, a loja de Milk, a Castro Camera, tornou-se o quartel-general de sua campanha, da qual saiu vitorioso na disputa em 1977. Milk, porém, não chegou a completar um ano no cargo. Em novembro de 1978, ele foi assassinado por um antigo supervisor, Dan White, que também matou, na mesma ocasião, o prefeito de São Francisco, George Moscone.

Entre as conquistas de Harvey Milk como político, está a defesa dos direitos dos homossexuais, o combate a preconceitos e o fomento à convivência pacífica e responsável entre todos os cidadãos de um bairro, convivência capaz de criar unidade e beneficiar todo o entorno. É esse clima “vizinhança” que se sente ao caminhar pelo bairro Castro, especialmente pela Castro Street, cristalização de uma luta de décadas pelos direitos civis dos homossexuais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.