1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

france languesFrança - PGL - Foram aceites como válidos os votos de deputados ausentes na Assembleia da República


A assembleia francesa rejeitou na passada semana a lei de línguas regionais que apresentara o deputado Paul Molac, da União Democrática Bretã. O projeto revindicava tanto promoção do ensino nas línguas não oficiais do Estado francês (catalão, occitano, basco, corso, bretão, flamengo e alsaciano) como a sua presença no espaço público e os meios de comunicação.

A lei foi rejeitada por 14 votos frente a 13. A circunstância não teria maior trascendência se não fosse pelo sistema de votação utilizado. Durante mais de duas horas foram votados os três primeiros pontos do projeto legislativo, em que os deputados partidários foram ganhando por três votos de diferença (13 frente a 10).

Porém, os deputados contrários pedírom que a votaçom fosse pública e se permitisse contar os votos de quatro membros dos seus partidos, os quais estavam fisicamente ausentes, mas que redigiram cartas em que manifestavam a sua rejeição à lei. O seu pedido foi aceite, circunstância qualificada de «vergonhosa» e que permitiu que os votos contrários chegassem a 14, chumbando destarte a lei.

Como se pode ver no vídeo junto, os partidários do «sim» não acreditavam o que estava a acontecer na assembleia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.