1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

foithtikes-ekloges-10 0Grécia - UJC - No dia 7 de maio, 11 dias antes das eleições locais e 18 dias antes das eleições europeias, se celebraram as eleições para os comitês das entidades estudantis.


Nestas eleições as listas do PANSPOUDASTIKÍ KS (PKS), apoiadas pela Juventude Comunista da Grécia (KNE) alcançaram um aumento significativo.

O PKS aumentou seus votos nos institutos tecnológicos obtendo 22,4% (+3,9%) e nas universidades atingiu *19,2% *(+2.8%).

Ainda que este ano a participação foi mais baixa que no ano passado, o PKS foi a única força com um incremento tanto em votos como em porcentagem, conquistando a segunda posição nos institutos tecnológicos e universidades. As forças governamentais (a ND conservadora e o PASOK social-democrata) sofreram perdas em porcentagem e votos, enquanto que os esquerdistas e as forças do SYRIZA não obtiveram nenhuma mudança essencial em suas porcentagens e têm menos votos que no ano passado. É característico que a lista que foi apoiada pelo SYRIZA permanece em 6% nas universidades e em 2% nos institutos tecnológicos, sem nenhuma mudança em relação com o ano passado, ao contrário das listas que apoiadas pelos jovens comunistas.

Havia listas do PKS na maioria dos institutos. O PKS saiu fortalecido destas eleições, o que significará o incremento da luta comum dos estudantes, da Frente Militante dos Estudantes (MAS) que luta junto com os trabalhadores, com o PAME, por seus direitos. Ao mesmo tempo, os jovens comunistas estão tratando de intensificar o esforço para que as associações estudantis estejam ativas, combativas, para reforçar a luta de financiamento suficiente dos institutos, para os direitos dos estudantes aos seus estudos, ou seja, alimentação, alojamento, transporte, livros, materiais de estudos gratuitos e para a educação científica de alto nível, com títulos que serão a única pré- condição para o trabalho, etc.

Em seu comentário, o Secretário do Conselho Central da KNE, Thodoris Chionis, caracterizou o resultado positivo como “uma mensagem de luta e de otimismo” e comentou, entre outras coisas: “Temos que mandar uma mensagem ainda mais decisiva de que nossos sonhos e nossas necessidades não cabem na voracidade da UE e do sistema. Chamamos a todos os estudantes a eleger o caminho da derrubada e da retirada da UE. A fortalecer a força que luta firmemente por nossos direitos contemporâneos e pela única solução favorável ao povo. Nas próximas batalhas eleitorais temos que fortalecer o KKE em todas as confrontações eleitorais.”


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.