1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

161213 linguas da suicaSuíça - Nationalia - O romanche foi reconhecido como quarto idioma oficial da Suíça em 1996.


O deputado Martin Candinas acaba de criar pela primeira vez um grupo parlamentar romanche na Assembleia Federal da Suíça. Segundo explica a Radiotelevisió Suiça Romanche, Candinas quer que o grupo sirva para reforçar a presença da língua na Suíça, que embora oficial nas instituições federais desde 1996, habitualmente tem menos peso que os outros três idiomas oficiais (alemão, francês e italiano). Assim, Candinas quer que o grupo sirva para conscientizar os parlamentares suíços de que o romanche "é algo mais do que folclore".

O romanche fala-se sobretudo nos Grisões. É língua oficial deste cantão, juntamente com o alemão e com o italiano, e é ensinado nas escolas. A pressão do alemão fez-lhe perder falantes e território ao longo dos séculos. No censo de 2000, 60.000 suíços disseram que usavam o idioma habitualmente, e destes, 35.000 declararam que o romanche era a língua que melhor falavam.


Foto: As áreas lingüísticas da Suíça. O romanche, em cinza fosco na zona sul-oriental.

Tradução do catalão para galego do Portal Galego da Língua.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.