1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

270513 Portugalete-09Ibilaldia2013Euskal Herria - ASEH - Milhares de pessoas participaram hoje, em Portugalete, na festa anual da língua basca e das ikastolas (escolas que apostam pela imersão linguística em basco) da Biscaia. De acordo com organizadores, o tempo contribuiu bastante para que esta edição da Ibilaldia fosse um «sucesso».


A sessão de abertura teve lugar às 10h00 e nela estiveram representantes de vários partidos políticos (PNV, EH Bildu e PSE) e de diversas instituições: o presidente e membros do Governo basco, da Udalbiltza e da Euskaltzaindia [Academia da Língua Basca].
 
No corte da fita estiveram cinco alunos de cada uma das décadas de existência da Asti Leku ikastola. O lema desta edição da festa era «Aldapa leunduz» [suavizando as encostas], pois a ideia é tornar mais suaves as encostas que o euskara tem de subir em Ezkerraldea: «apesar de haver muitos euskaldunes, a utilização da língua não aumenta».
 
O dinheiro que se conseguir juntar será destinado à ikastola Asti Leku, que faz 50 anos, mais concretamente à construção de novas salas para o Ensino Secundário e à remodelação do pátio. Os municípios vizinhos de Sestao e Santurtzi também foram incluídos no percurso da festa, «pois a Asti Leku sempre recebeu alunos de outros municípios de Ezkerraldea».
 
Como é hábito, houve actividades para todos os gostos e idades, e muitos milhares de pessoas puderam gozar o dia num óptimo ambiente.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.