1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

imagesPaísos Cataláns - VilaWeb - [Tradução do Diário Liberdade] O catalão e o aragonês estão a um passo de perder o reconhecimento no Aragão.


Nesta quinta-feira será votada no parlamento do Aragão a polêmica lei de línguas imposta pelo Partido Popular que muito provavelmente será aprovada já que tem o apoio tanto do PP como do Partido Aragonês (PAR).

A nova lei praticamente apaga tanto o catalão como o aragonês e os deixa sem nenhum tipo de proteção por parte da administração. De um lado, implica a revogação da antiga lei sobre as línguas, que reconhecia, por exemplo, a existência dos falantes de catalão da Franja del Ponent e que mantinha o espanhol como única língua oficial. E em segundo lugar, substitui os nomes das línguas por uns surpreendentes eufemismos: o catalão será chamado de 'língua aragonesa própria da área oriental" (LAPA) e o aragonês "língua aragonesa própria das áreas pirenaica e prepirenaica"(LAPAPYP). Além disso, o catalão deixará de ser oficial nos topónimos da Franja.

Esta lei defendida pela presidenta do Aragão, Luisa Fernanda Rudi, juntamente com a conselheira da educação, Dolores Serrat, que curiosamente nasceu e viveu sua infância em Ripoll, já foi discutida em comissão parlamentar durante vários meses, mas não sem controvérsia: os partidos da oposição acabaram deixando a comissão por falta de consenso. Esta rápida aprovação da lei contrasta com a tramitação da anterior, promovida pelo governo do PSOE de Marcelino Iglesias, que demorou oito anos em passar de anteprojeto a lei, a pesar de que era uma exigência do Estatuto de Autonomia Aragonês, aprovado em 1996.


Traduzido do catalão para galego do Brasil pelo Diário Liberdade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.