1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

100413 nunavitCanadá - PGL - Este grau de proteçom legal dumha língua autóctone nom tem precedentes no Canadá". Desta maneira explicou o governo do Nunavut a importáncia da entrada em vigor da Lei das línguas oficiais, nesta segunda-feira, uma lei que situa o inuit, o inglês e o francês em igualdade legal neste território do norte do Canadá.


Até agora, o Nunavut empregava umha lei dos Territórios do Nordeste, dos quais figera parte até o ano 1999. Ainda que o inuit já fosse reconhecido oficialmente, o governo do Nunavut considera que, na prática, a lei dos Territórios do Nordeste situava o inglês e o francês como verdadeiras línguas oficiais de facto, enquanto as outras línguas reconhecidas tinham um nível de proteçom inferior.

Com a nova Lei de línguas oficiais - à espera de entrar em vigor desde 2008 -, "os Inuits no Nunavut tenhem agora uma declaraçom clara do seu direito inerente de usarem a língua inuit em plena igualdade com o inglês e o francês", dixo o ministro de Línguas do Nunavut, James Arreak.

A legislaçom do Nunavut, sob a denominaçom de "língua inuit", reconhece a oficialidade de duas variantes: o inuktitut (falado pola maioria dos Inuits do território) e o inuinaqtun.

A nova lei especifica que o inuit é a língua própria do Nunavut e reconhece-lhe o direito legal de ser empregue na Assembleia Legislativa, nos tribunais e nas comunicaçons com a administraçom. A norma prevê também a criaçom dum fundo que ajude a estender ainda mais o idioma nas escolas do Nunavut e a situá-lo como a língua de uso habitual no país.

O Nunavut é um território autónomo de mais de dous milhons de quilómetros quadrados, situado no norte do Canadá. A maior parte dos seus 32.000 habitantes som Inuits, mas também há uma proporçom significativa de nom inuits (de língua inglesa e de língua francesa) na capital, Iqaluit. As leis do Nunavut pretendem que também os nom inuits aprendam a falar a língua.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.