1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

300113 lingua africaÁfrica do Sul - Gazeta Web - Aenki Kassie, uma das três pessoas no mundo que fala a língua considerada a mais antiga do grupo san, o n'uu, morreu aos 71 anos na cidade sul-africana de Upington, na província de Cabo Norte.


O jornal local "Cape Times" informou que, com a morte da mulher, apenas duas pessoas na África do Sul seguem falando a língua originária do Deserto de Kalahari.

Segundo a fonte, o Comitê Coordenador dos Povos Indígenas da África do Sul qualificou Aenki, cuja morte aconteceu no dia 7 de janeiro, mas só foi confirmada nesta sexta, como "grande contadora de histórias".

"Ela e sua filha cooperavam com a Unesco para conservar e promover a língua do povo de Khomani, no deserto de Kalaha", acrescentou o Comitê.

Com a língua praticamente desaparecida, são conservadas cerca de 12 mil páginas de transcrições do san oral. Nelas, há informações sobre mitos, crenças e rituais do povo khomani.

O linguista alemão Wilhelm Bleek, grande estudioso da língua San, publicou em 1956, nos Estados Unidos, um dicionário explicativo deste idioma à beira da extinção.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.