1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

enlaçadosEstado espanhol - Llibertat - [Tradução do Diário Liberdade] Ontem, coincidindo com a Conferência Sectorial de Educação entre o Ministério espanhol e as comunidades autónomas para continuar falando sobre a LOMCE, a comunidade educativa convocou concentrações em Catalunha, País Valenciano e às Ilhas Baleares, bem como também em Euskal Herria. Na Galiza, a concentração teve lugar no passado dia 12 de dezembro.


Organizações da comunidade educativa dos três territórios com língua própria assinaram um manifesto. Neste documento defendem "a manutenção dum modelo educativo próprio que é o que recolhe a riqueza da diversidade cultural, patrimonial e linguística da cada um dos territórios". Dão apoio apoio ao modelo de immersom linguística que puseram em prática as escolas dos territórios com língua própria, e também a sua manutenção como língua veicular no ensino.

Nesta linha, diz que "foi uma prática pedagógica avalada pelos organismos internacionais, que garante que os alunos, ao acabarem a sua escolarização obrigatória, terão uma boa competência comunicativa e linguística nas duas línguas oficiais".

Também assegura que o castelhano é aprendido por todos os alunos escolarizados do estado. "Todos os relatórios puseram de manifesto que nestes lugares onde se faz imersom linguística os resultados da competência comunicativa em castelhano inclusive são melhores que a doutros lugares do Estado espanhol", afirma o documento.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.