1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

linkeGrécia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Ontem, 15 de julho de 2015, foi aprovado o “terceiro pacote de austeridade”, apesar das manifestações que aconteceram em todo o país, principalmente na Praça Sintagma, em Atenas. A polícia, no melhor estilo dos governos direitistas, reprimiu os manifestantes com bombas de gás lacrimogênio.


Primeiro-ministro grego, Alix Tsipras. Foto: Die Linke (CC BY-NC 2.0)

Alexis Tsipras, o primeiro-ministro do governo de Syriza, declarou cinicamente: "Ou estamos todos juntos hoje ou ficará difícil para mim continuar como primeiro-ministro".

O parlamento francês foi o primeiro em aprovar esse "resgate" por causa da pressão para manter a especulação financeira em pé e evitar a explosão da França, que enfrenta o rápido aprofundamento da crise capitalista.

O FMI é de esquerda?

A pergunta parece ridícula, mas lembra as perguntas "Obama é de esquerda?", "O PT é de esquerda?" etc. Na realidade, uma coisa é a esquerda do regime burguês, que pode ir desde o governo até os grupos menores integrados ao regime.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) declarou publicamente que a dívida grega deve ser restruturada e que pode não participar do "terceiro pacote de austeridade" imposto sobre a Grécia.

Leia também:

Grexit: ser ou não ser?

Grécia: “resgate” fechado; mas “resgate” de quem?

A pressão se destina, principalmente, a influenciar a votação do Bundestag (o parlamento alemão) que acontecerá na sexta-feira.

Cada vez fica mais evidente, a manobra casada do Referendo entre Angela Merkel, François Hollande e o FMI, contra a direita europeia, que se opõe ao "resgate". 
A Administração Obama esteve por trás da manobra.
 O primeiro-ministro Alexis Tsipras não passou de um garoto de recados. Para ele ficou a "tarefa suja" de enganar o povo grego com um referendo fraudulento e agora assume com a tarefa ainda mais suja de impor um duríssimo pacote de austeridade contra o povo, com o objetivo de manter em pé os ultra fraudulentos mecanismos da dívida pública.
 A burguesia, e, em primeiro lugar, os grandes capitalistas, pensa tudo em termos de dinheiro. As avaliações morais são próprias dos agrupamentos pequeno burgueses.

A implosão do Syriza

Perante a vergonhosa capitulação do governo de Syriza à União Europeia, a base do governo e o próprio Partido racharam. O governo contou, para aprovar o "terceiro pacote de austeridade", com os partidos burgueses que entraram em crise há pouquíssimo tempo e que tiveram que ser substituídos pelo Syriza.

Leia ainda:

Grécia: o racha do Syriza... e do regime político

Grécia: o Syriza abraçado com a direita

1. 
O ex-ministro da Economia apareceu na televisão pedindo desculpas publicamente por ter assinado acordos com os quais discordava completamente.

2.
 O ministro da Energia grego, Panagiotis Lafazanis, declarou publicamente que é contra o pacote.
"Quem diz que uma saída do euro e o retorno à moeda nacional [Dracma] representa uma catástrofe?"

3. 
A presidente do parlamento, Zoé Konstandopulu, declarou que o pacote representa uma "capitulação".

4. A ministra adjunta de Finanças, Nadia Valavani, renunciou.

5.
 Também renunciaram o secretário-geral de Seguridade Social, Yorgos Romanias, e o secretário-geral de Economia, Manos Manusakis.

6.
 Em torno de 30 deputados do Syriza, da chamada Plataforma de Esquerda, liderada por Lafazanis, anunciaram que votariam contra o acordo. 
Observação: esse bloco não levanta o rompimento com a União Europeia (somente com o euro) nem com a dívida pública e as demais amarras impostas pelo imperialismo.

7.
 A maioria do Comitê Central do Syriza pede que o "terceiro pacote de austeridade" seja rejeitado.

Varoufakis: a ficha caiu?

Em entrevista recente, concedida à televisão grega, o ex-ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que recentemente foi forçado a renunciar, fez as seguintes declarações:

A União Europeia busca “submeter a Grécia a um waterboarding [a tortura conhecida como asfixia simulada] fiscal”.

“A Troika exige um controle completo da maneira com que é calculado o balanço orçamentário da Grécia com o objetivo de controlar toltamente a magnitude da austeridade que lhe impõe”.

Syriza está aceitando uma “humilhação” perante as “mentiras” do Eurogrupo.

“A Troika fechou os bancos gregos para forçar o Governo a capitular.”

O racha no Syriza avanço a passos largos. Essas declarações foram feitas pelo homem que o governo apontou para chefiar a “pretensa” saída da crise. Esse homem foi demitido como negociador a pedido da própria Angela Merkel e de François Hollande. Após o recente Referendo, esse mesmo homem foi trocado como ministro das Finanças pelo homem que o substituiu como negociador com a União Europeia.

Leia mais:

Grécia: após a vitória do “Não”, por que renunciou o ministro das Finanças?

Grécia: nenhuma novidade!

Em recente entrevista publicada no site Newstatesman, e reproduzida em português no Diário Liberdade, Varoufakis foi além e descreveu os bastidores da dominação da Grécia pelo imperialismo europeu. Duas questões aparecem de manobra gritante.
 A primeira é que quem manda na União Europeia é o imperialismo
 alemão em primeiro lugar. A segunda é a desilusão com o regime burguês devido à dificuldade para fazer reformas.

Essas duas ilusões, próprias de políticos burgueses e pequeno burgueses, reforçam a necessidade da política revolucionária para enfrentar a crise capitalista.

Não é possível reformar o capitalismo na fase do imperialismo. Pior ainda, na etapa atual de profundo e ultra podre parasitismo.

A etapa de "acumulação de forças", da luta por reformas representou uma política do século XIX.

Os partidos reformistas, de fato, o que menos fazem são reformas. Qual é a reforma que o governo do PT fez, por exemplo? Nenhuma, além do esfomeado Bolsa Família. E ainda manteve os lucros dos bancos no maior patamar da história do Brasil.

O imperialismo impõe uma brutal ditadura no mundo com o objetivo de salvar os lucros dos capitalistas a qualquer custo.

Devido à gigantesca escalada do endividamento do estado burguês, produto dos resgates dos monopólios nos últimos seis anos, há pouco espaço para reformas.

A brutal ditadura econômica, que ficou à luz do dia na Grécia, é complementada pela brutal ditadura política e militar. Além das invasões militares, o caráter de organismo policial mundial do imperialismo norte-americano ficou evidente com as denúncias realizadas pelos ex-agentes da CIA (e da NSA), Bradley Manney (documentos vazados do Departamento de Estados) e Edward Snowden sobre a espionagem, digna da Inquisição medieval, imposta em escala mundial e maciça pela NSA.

Independentemente de quem chegar ao governo, as estruturas estão montadas. Sem quebrá-las é impossível realizar reformas estruturais e até, a cada dia que passa, fica quase impossível realizar reformas pequenas.

Syriza tem duas escolhas, a continuidade da capitulação ao imperialismo ou o rompimento com o imperialismo. Para romper com o imperialismo, Syriza deveria se apoiar nas massas gregas, o que, devido ao caráter de classe desse partido, não está colocado neste momento.

10 questões que devem ser analisadas

1. Quem votou a favor do terceiro pacote de austeridade, quem votou contra e quem se absteve?

2. Como fica a base do governo de Syriza?

3. Como fica o Syriza em quanto partido?

4. Como fica a relação/ aliança do governo Tsipras com os partidos burgueses, que quebraram e deram lugar ao governo de Syriza (Pasok e Nova Democracia) como tábua de salvação do regime político?

5. Qual será a política do KKE, o Partido Comunista grego, que controla os sindicatos?

6. Qual será a evolução da extrema direita, do Aurora Dourada?

7. Qual será a evolução das tendências golpistas em relação ao envolvimento do exército
?

8. Até quando a manobra de manter os repasses do BCE (Banco Central Europeu) para os bancos irá se sustentar?

9. Qual será a reação da classe operária grega contra os ataques a que está sendo submetida?

10. Qual será o efeito contágio da crise grega sobre os demais países da União Europeia (na perspectiva do novo colapso capitalista mundial)?


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.