1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

sindicato siderurÁfrica do Sul - Prensa Latina - Delegados do Ministério do Trabalho da África do Sul reunem-se com representantes do sindicato Numsa e da patronal Seifsa para tentar achar solução a uma greve metalúrgica em vigor há duas semanas.


A União Nacional de Trabalhadores Metalúrgicos (Numsa) declarou a greve em 1 de julho para reivindicar aumento salarial, subsídio para moradia, subvenções para jovens empregados e a eliminação dos intermediários trabalhistas.

Por seu lado, a Federação de Indústrias do Aço e Engenharia (Seifsa) anunciou na última terça-feira (15) que já tinha colocado sobre a mesa de negociações sua oferta final e não faria novas proposições ao grêmio siderúrgico com sede em Johannesburgo.

A ministra Mildred Oliphant alertou que este estancamento nas conversas é preocupante para a economia nacional, prejudicada já por uma paralisação na mineração de cinco meses no setor de platina, que este ano levou a uma contração de 0,6% do PIB trimestral. Segundo esta ministra, "a África do Sul não pode se dar o luxo de outra greve prolongada, mesmo porque a indústria do aço e engenharia é essencial e crítica quando se trata da infraestrutura geral do país, sem contar o campo automotor".

Foi divulgado ontem (16) que a paralisação do trabalho de 220 mil afiliados à Numsa interrompeu o abastecimento de materiais de construção para várias empresas.

Por sua vez, o jornal Business Report comentou que a greve afetou também as produções em quatro das sete fábricas de veículos.

Desde meados de 2013, a Numsa vem sendo abertamente crítica contra o Presidente da República Jacob Zuma e em dezembro anunciou sua separação da federação pró-governo Congresso dos Sindicatos (Cosatu).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.