1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

230513 pobrezainfantilGrécia - Vermelho - A infância é um dos setores mais afetados pela grave crise social do país e um de cada três crianças vive em situação de pobreza ou exclusão social, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira (22).


"A situação das crianças na Grécia", realizado pela Universidade de Atenas em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mostra que 30,4% dos menores – 597 mil – vivem abaixo do limite de pobreza ou em condições de exclusão social, enquanto que outros 322 mil vivem com graves privações materiais.

Os dados, correspondentes a 2011, supõem um aumento dos dois indicadores com relação ao ano anterior de 9,1% e de 38,2% respectivamente.

"A realidade é muito preocupante", assegurou o presidente da Unicef da Grécia, Lambros Kanellopulos, durante a apresentação, pois os índices aumentam e "isto tem efeitos negativos tanto no bem-estar das crianças como nas questões relacionadas com sua saúde, formação e desenvolvimento".

Carências vinculadas à piora da situação econômica, resultante das drásticas medidas de austeridade, fazem com que aumente o número de menores que vivem em lares onde ninguém trabalha ou com sérias dificuldades para fazer frente aos gastos familiares básicos.

Isso incide em dietas alimentares pobres, habitações sem calefação ou expostas a problemas ambientais, contaminação e restrições no acesso a serviços de saúde e hospitalares, devido à redução do orçamento exigida nas políticas de austeridade.

Outro dado alarmenta da investigação foi o aumento da delinquência juvenil em 53,4% entre 2010 e 2011.

Os responsáveis da Unicef mostraram sua preocupação pelo impacto da crise no gasto público e pediram às autoridades um aumento dos seguros sociais para os menores, pois as características do orçamento não permitem identificar os recursos assinalados para o cumprimento da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.