1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

010413 francaFrança - Prensa Latina - A economia francesa terá um decrécimo no primeiro trimestre de 2013 e se colocará à beira de uma recessão, segundo as projeções da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicadas hoje.


O relatório, apresentado na sede da OCDE em Paris, indica que o Produto Interno Bruto (PIB) francês teve uma queda de 1,2 pontos de outubro a dezembro de 2012 e terá um saldo negativo de 0,6% entre janeiro e março deste ano.

Os motores tradicionais da economia francesa, o consumo dos lares e o investimento das empresas continuam decrescendo e só começarão a se reativar no segundo trimestre do ano, afirma a OCDE em seu relatório provisório.

Na zona euro continuará crescendo a brecha entre a maioria dos países e a Alemanha, que depois de um resultado negativo no final do ano passado crescerá 2,3% no primeiro trimestre e 2,6% no segundo.

Os dados mais negativos na primeira etapa do ano são os da Itália, no meio de uma grave crise política e financeira, indica o relatório.

O PIB italiano retrocederá 1,6 entre janeiro e março e continuará caindo no período de abril a junho, com perda de um porcento.

A fraqueza da economia e a falta de confiança dos lares e dos empresários causarão uma deterioração ainda maior no mercado de trabalho da eurozona e o desemprego continuará crescendo, explicou Pier Carlo Padoan, economista chefe da OCDE.

No denominado Grupo dos Sete (G-7), fora a França e a Itália, os resultados serão positivos como média na primeira metade de 2013, agregou o funcionário.

Mundialmente, um dos principais riscos é a instabilidade dos países que adotaram o euro, onde deve ser mantida uma vigilância séria sobre o sistema financeiro, sobretudo depois da experiência do Chipre, indica o relatório.

A OCDE recomendou acelerar os passos para estabelecer um sistema funcional de união bancária na zona do euro para evitar que essas situações se repitam.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.