1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

050313 Bilbo1173-enpleguaren aldeEuskal Herria - ASEH - Esta iniciativa começou com comissões de trabalhadores de dezanove empresas de Euskal Herria que se encontram em luta, e agora já aderiram milhares de trabalhadores e 200 empresas. Segundo fizeram saber numa conferência de imprensa que decorreu hoje de manhã em Bilbo, em muitas empresas essa decisão foi tomada por unanimidade.


Aderiram à convocatória trabalhadores e empresas de múltiplos sectores e dimensões: desde a empresa industrial de maior dimensão até à mais pequena empresa de serviços. Para além disso, apoiaram a iniciativa muitas figuras públicas a título individual, bem como diversos agentes sociais, como a plataforma contra a exclusão social Berri Otxoak ou a plataforma contra os despejos Stop Kaleratzeak. «O desemprego e a precariedade estão por trás de todas essas situações extremas e, assim, todos partilhamos as mesmas lutas», afirmaram hoje na conferência de imprensa.

Na ocasião, criticaram a decisão de aumentar a jornada laboral aos funcionários do Governo de Gasteiz. Na sua perspectiva, para além de ser «um ataque aos trabalhadores», é também «um ataque directo ao emprego», porque irá destruir mais postos de trabalho. «Se quisermos realmente criar emprego, o que é preciso fazer é repartir o trabalho», reivindicaram. Com esta medida, o Governo de Gasteiz vai no «sentido inverso».

Para protestar contra estas políticas, voltaram a fazer um apelo à participação nas manifestações do próximo sábado, que terão lugar em Bilbo (17h30) e Iruñea (18h00).

234 530 desempregados no País Basco Sul, um novo recorde

Hego Euskal Herria terminou o mês de Fevereiro com 234 530 pessoas nas listas do desemprego, mais 3652 que em Janeiro, de acordo com os dados fornecidos pelo Ministério espanhol do Emprego.

Araba é o território que registou o maior aumento percentual (1,87%), tendo mais 521 desempregados que no mês anterior. No fim de Fevereiro havia 28 318 desempregados.
Em Navarra, há 56 524 desempregados, mais 927 que em Janeiro (mais 1,67%).
Em Gipuscoa, há 50 472 desempregados, mais 749 que em Janeiro (mais 1,51%).
Na Biscaia,há 99 216 desempregados, mais 1455 que em Janeiro (mais 1,49%).
 
Relativamente à evolução interanual, Araba é o território que com piores resultados, já que nos últimos doze meses a taxa de desemprego cresceu 14,05%. Em Gipuscoa, o aumento foi de 12,73%; na Biscaia, de 10,58%; e em Navarra, de 8,82%.
 
Recorde no Estado espanhol
 
No Estado espanhol, o desemprego atinge mais 59 444 pessoas que em Fevereiro (cresceu 1,2%). Existem 5 040 222 desempregados, o número mais alto em toda a série histórica comparável, que arrancou em 1996.
 
Em Lizarra, 400 pessoas manifestaram-se contra a repressão sobre grevistas e em defesa dos seus direitos
 
No sábado passado, a repressão contra os grevistas de Lizarraldea teve uma grande resposta. 400 pessoas manifestaram-se nas ruas de Lizarra (Navarra) para protestar contra os julgamentos e indiciamentos de pessoas que participaram nas últimas greves gerais.
 
No final da mobilização foi lido um comunicado em que se recordou que no ano passado houve várias greves gerais e que, se a repressão «mudou de cor, as suas marcas se fizeram sentir novamente em Estella-Lizarra».
 
Como consequência da perseguição aos grevistas, estes enfrentam penas de prisão e pesadas multas. «Mas acima de tudo passaram a mensagem de que vão cobrar portagem a todos aqueles que quiserem erguer a voz. Querem-nos roubar o direito a protestar e o direito à greve», acrescentaram.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.