1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

011012 indiaÍndia - Avante! - A greve de há uma semana na Índia foi uma poderosa demonstração do repúdio dos trabalhadores e de outras camadas laboriosas às novas medidas antipopulares impostas pelo governo, considerou o Partido Comunista da Índia (marxista).


Numa nota assinada pelo seu Bureau Político, o PCI(m) congratulou-se com a adesão à paralisação, realizada quinta-feira, 20, a qual foi praticamente total em 11 Estados, com destaque para Bengala Ocidental e Kerala, e muito forte nas demais regiões para onde foi convocada.

Em Tripura, onde os comunistas têm grande implantação, a greve foi cumprida no dia 15, situação semelhante à ocorrida no Estado de Odisha, com o protesto a ocorrer no dia 17. Em Maharashtra, cuja capital é Mumbai (Bombaim), principal centro financeiro do país, a greve não foi realizada devido às celebrações religiosas locais.

Num balanço global, a greve «demonstrou o repúdio popular para com as medidas antipopulares do Governo», diz o PCI(m). Nesse sentido, o Partido «exige que o primeiro-ministro Manmohan Singh cancele o programa de privatização das empresas públicas e de alienação de participações estatais, bem como a abertura ao investimento directo estrangeiro dos sectores até agora dominados pelo Estado».

Os comunistas indianos reivindicam, igualmente, «a revogação do aumento dos preços do gasóleo e a revisão da restrição imposta ao número de garrafas de gás subsidiado a que cada família tem direito», afirma-se no documento, onde se garante, ainda, que «a luta vai intensificar-se».

Informações difundidas por agências noticiosas confirmam que na greve e nas acções de protesto ocorridas em todo o País terão participado dezenas de milhões de pessoas. As principais cidades do país registaram forte adesão à greve no sector público (escolas, serviços públicos centrais e locais, transportes, etc.) e no privado. Em algumas localidades, o povo bloqueou vias de comunicação e queimou pneumáticos.

O secretário-geral da Confederação de Comerciantes estimou em cerca de 50 milhões o total de pequenos comerciantes e vendedores ambulantes que se uniram à jornada, dos quais, garante, depende a subsistência de pelo menos 220 milhões de pessoas.

A Confederação da Indústria, por seu lado, calculou em mais de dois mil milhões de dólares os prejuízos provocados pela paralisação nas unidades produtivas, no comércio e nos serviços, indicador que atesta a dimensão da paralisação.

Já esta semana, os distribuidores de gás anunciaram para o próximo dia 1 de Outubro uma greve nacional, porque, dizem, também eles serão afectados pela limitação do número de botijas subsidiadas que as famílias mais carênciadas poderão comprar.

Submetido a intensas pressões, incluindo dos seus parceiros governamentais, o chefe do governo indiano prometeu, sábado, 22, estudar alternativas e combater a corrupção.

Manmohan Singh tem visto a sua base de apoio sofrer forte erosão. Horas depois do anúncio das novas medidas, milhões de pessoas saíram às ruas da Índia em protestos espontâneos e massivos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.