1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

170912 applechinaChina - Hoje Macau - Na semana em que a Apple lançou o iPhone 5, a empresa fabricante na China, a Foxconn Technology, volta a ser alvo de críticas sobre as suas práticas laborais, já que obrigará estudantes a trabalhar nas linhas de montagem e componentes do novo modelo.


A Foxconn reconhece usar estudantes como estagiários nas linhas de montagem, mas assegura que são livres de sair a qualquer altura. No entanto, dois grupos defensores dos direitos dos trabalhadores vieram dizer na segunda-feira que os estudantes alegam estar a ser forçados a montar os iPhones na fábrica em Zhengzhou, por pressão dos professores.

Ultimamente, os média chineses têm reportado que há um recrutamento de centenas de estudantes da cidade de Huai’an, para que ajudem a diminuir a falta de trabalhadores na Foxconn. Estes alunos estarão a ser obrigados a fabricar cabos para o iPhone5, prestes a ser lançado.

Licenciaturas em causa

Segundo as associações pró-trabalhadores, que estão a denunciar o caso, 10 em 87 trabalhadores da fábrica são estudantes. Segundo um dos dirigentes, os alunos são obrigados a fazer o trabalho, ainda que não queiram, sob ameaça de não se licenciarem caso rejeitem.

A Foxconn disse em comunicado que o recrutamento junto das escolas está a ser feito sob a supervisão das autoridades governamentais e as próprias instituições destacam professores para monitorizar os estudantes durante o seu “estágio”.

A Apple rejeitou comentar os casos recentes, mas assegura que o código de conduta da empresa avisa os fornecedores para seguirem as leis laborais locais quando trabalham com estagiários, assim como com outros funcionários.

Via Observatório do Trabalhador

Foto: Hoje Macau


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.