1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

310812 NATO 2Bélgica - Esquerda - Cerca de uma centena de trabalhadores estão “em regime de escravatura contemporânea” numa obra da NATO localizada “no centro de Bruxelas, ao lado do Parlamento Europeu”, denuncia o Sindicato da Construção de Portugal.


Os trabalhadores trabalham “14 horas por dia e recebem sete euros por hora”, enquanto os colegas belgas “com a mesma profissão recebem 16 euros por hora”, sublinhou o presidente do Sindicato da Construção de Portugal, citado pela agência Lusa.

Albano Ribeiro adiantou ainda, durante uma conferência de imprensa que teve lugar esta sexta feira no Porto, que “estão a dormir sete trabalhadores num espaço que era para dois e sem qualquer espaço para colocarem a roupa”, que permanece “na mala que levaram de Portugal”.

“É esta a capital da democracia, Bruxelas?”, interrogou o dirigente sindical durante a sua intervenção, frisando que a NATO “devia dar o exemplo”.

Atualmente estarão a trabalhar em Bruxelas “milhares de trabalhadores portugueses do setor da construção”, levados de Portugal “às camionetas por um angariador português, sem alvará nem registo”, conforme avançou Albano Ribeiro.

O sindicalista vai “pedir a intervenção” do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso”, assim como reclama ainda a “intervenção” da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), da secretaria de Estado das Comunidades, da Polícia Judiciária portuguesa e da sua congénere belga.

“Estas entidades têm que intervir, porque esta emigração é pior que a da década de 60/70 em alguns aspetos”, avançou, alertando que, se não for tomada “uma posição de força, até final do ano vão surgir uma grande quantidade de escravos contemporâneos” na construção e “vai ser difícil travar a revolução social” dos trabalhadores do setor.

Foto: Esquerda


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.